[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A avenida Gentil Tavares está com um novo aspecto. A Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – concluiu nesta sexta-feira, dia 30, a urbanização do canteiro central da avenida, no trecho entre as avenidas 7 de Setembro e Coelho e Campos. Os trabalhos foram iniciados na semana passada e até o início da tarde desta sexta faltava apenas a retirada da cerca de proteção.
O trabalho de urbanização e embelezamento do canteiro central da avenida envolveu a limpeza do canal, revolvimento da terra e adicionamento de adubo orgânico, o que preparou o terreno para o plantio de grama e espécies ornamentais. A proposta da Administração Municipal para a avenida visa o trabalho de jardinagem com espécies arbóreas de baixo porte, em razão de se tratar de uma área próxima a dois cruzamentos de intenso tráfego de veículos e pedestres. Conforme informação da diretoria de Parques e Jardins da Emsurb, uma das espécies que mais se adequam ao local é a Fícus, cujo crescimento pode ser mais facilmente monitorado. Como o projeto prevê a ampla visibilidade da avenida, com preocupação quanto à segurança de motoristas e pedestres, era necessário cultivar espécies que obedecessem a um porte mais tímido, sem quebrar, porém, mantendo a harmonia do conjunto paisagístico.
Na fase inicial de execução do projeto, a limpeza do canteiro integrou o corte de algumas árvores onde foi constatado o comprometimento fito-sanitário através de brocas e outras pragas. Mais cedo ou mais tarde essas pragas comprometeriam a estrutura de sustentação de galhos e no futuro a própria copa da árvore. Botanicamente, estas árvores se tornaram inadequadas também por serem de uma espécie com espinhos contundentes e madeira de fácil tombamento quando doentes.
Para o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, para que o serviço fique mais visível basta esperar pelo crescimento da grama. “A avenida Gentil Tavares registra um grande fluxo de veículos, além de ser uma das avenidas que ligam a Ceasa à zona Norte da cidade. A intenção da Prefeitura de Aracaju é tornar áreas até bem pouco tempo áridas em jardins frondosos, não só na zona Sul, mas também na periferia e área central da cidade”, garantiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.