[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Projeto de Coleta Seletiva implantado pela Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, tem contado com uma boa participação das comunidades dos conjuntos Jardim Esperança, Inácio Barbosa, Beira Mar I e II, Médice e Parque Residencial Bela Vista, onde já vem sendo desenvolvido há tempos.
No dia 9 deste mês, os conjuntos Beira Rio e Parque dos Coqueiros foram integrados ao Programa de Coleta Seletiva de lixo. A inclusão destes dois núcleos habitacionais fechou o circuito Inácio Barbosa-Jardim Esperança-Beira Rio-Parque dos Coqueiros.
A expansão do Programa de Coleta Seletiva de lixo para outras localidades é fundamental para que a proposta ambiental da administração do prefeito Marcelo Déda tenha resultados positivos.
O projeto é uma iniciativa da Administração Municipal, em parceria com Associações de Moradores e Care – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem do lixo de Aracaju. O objetivo é recolher lixo inorgânico, como plásticos, vidros, metais, papelão e tecidos, colaborando com a limpeza da cidade e a conservação do Meio Ambiente. Todo o material recolhido é encaminhado à Care.
Durante todo esse período de implantação do projeto nos conjuntos Beira Mar, Jardim Esperança, Parque Bela Vista e outros, a participação da comunidade foi bastante positiva, o que, na visão da Emsurb, está fazendo com que a Coleta Seletiva seja ampliada para outras localidades da capital. A expectativa é de que a participação da comunidade continue e a Coleta Seletiva seja um primeiro passo para o tratamento do lixo inorgânico da capital.
A intenção da empresa não é pura e simplesmente realizar a coleta de materiais recicláveis, mas sim criar na sociedade – e também através de outros meios – uma consciência de que cada cidadão é responsável pela preservação do meio ambiente. As garrafas plásticas, por exemplo, deixam de ser jogadas nos canais ou ir para a lixeira e são utilizados como enfeite de Natal. Outro ponto a ser ressaltado é que a parceria com a Care tem também um cunho social, ao retirar as famílias da situação em que estavam instaladas dentro da lixeira da Terra Dura.
A Coleta Seletiva funciona da seguinte forma: sempre uma vez por semana, a Emsurb recolhe garrafas plásticas, vidros, tecidos, papelão e metais em locais previamente definidos. Neste intervalo, a comunidade acondiciona o lixo em sacolas até o dia da coleta. Outros materiais, como pequenas sucatas – relógios, eletrodomésticos quebrados e sem uso etc. – bolsas e calçados, por exemplo, são acondicionados em uma outra sacola. Em caixas de papelão são acondicionados os materiais tóxicos, como pilhas, baterias e lâmpadas.

Cronograma
Os dias de coleta foram pré-determinados em conjunto com representantes das comunidades participantes do programa: na segunda-feira, a coleta é realizada nos conjuntos Bela Vista, às 7 horas, e Beira Mar I e II, às 10 horas. Na terça, órgãos municipais, às 8 horas. Na quarta-feira, Inácio Barbosa, às 7 horas, Jardim Esperança, às 11 horas, e Beira Rio e Parque dos Coqueiros, às 14 horas. Na quinta, doações de empresas, às 8 horas. Na sexta-feira, acontece a coleta seletiva nos conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia, às 7 horas, Médici e também Jardim Baiano, às 13 horas. Por fim, no sábado, a partir das 8 horas, a coleta seletiva é feita no bairro Siqueira Campos.
De acordo com a direção da Emsurb, a empresa tem desenvolvido em Aracaju uma série de ações com o objetivo de construir uma cidade limpa e democrática. A intenção é tornar os serviços públicos mais eficientes, onde a população participa das decisões. As ações estão bastante voltadas para as questões de conservação do meio ambiente com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida para a população. Nesses projetos a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da campanha.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.