[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Depois ter beneficiado mais de 1300 pessoas em seis bairros da cidade, que tiveram a oportunidade de ter contato com as produções do cinema nacional no ano passado, o projeto Cinema BR em Movimento continua em atividade. O projeto tem como objetivo fazer a exibição gratuita de filmes brasileiros por todo o país e nesta sexta-feira, dia 30, será levado para a praça Siqueira de Menezes, na Colina do Santo Antônio às 19h. Nesta etapa o filme em cartaz é “Narradores de Javé”, que conta com o ator sergipano Orlando Vieira no elenco. As comunidades do Santos Dumont e Santa Maria também serão beneficiadas com o projeto.

A iniciativa contribui também para a formação de público para as produções nacionais. O evento é voltado, principalmente, para as pessoas que, por condições geográficas ou econômicas não têm acesso às salas de cinema. Em Aracaju, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal, a Petrobras exibe filmes nacionais em bairros da cidade. Em 2003, os moradores dos conjuntos Orlando Dantas, Bugio e Augusto Franco, além dos bairros América, Santa Maria e 13 de Julho tiveram a oportunidade de ver filmes como “Cidade de Deus” e “Deus é Brasileiro”.

Segundo Rosângela Rocha, produtora responsável pelo projeto no Estado, este ano ele tem a meta de atingir 1 milhão de espectadores no país. “Em Aracaju esperamos que mais de 2000 pessoas possam assistir às sessões gratuitas. Durante o primeiro semestre exibiremos dois filmes. Temos uma grande expectativa em relação ao filme que exibiremos nas primeiras comunidades, O Narradores de Javé”, disse. O outro filme que vai ser exibido também neste primeiro semestre é uma biografia intitulada, Paulinho da Viola – Meu tempo é hoje.

Rosângela esteve no Rio de Janeiro no início do mês participando do treinamento Cinema BR em Movimento e percebeu que o andamento do projeto em Aracaju não deixa a desejar em relação às demais capitais. “Aqui, a parceria com a Prefeitura representa um diferencial que estimula, sobretudo, moradores que normalmente não têm acesso a este tipo de produção e os locais escolhidos sempre são referência nas comunidades”, afirma a produtora.

O Filme

A história de “Narradores de Javé” procura mostrar que somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes de um pequeno vilarejo chamado Javé. O acontecimento terrível é o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores é formada por analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. O filme ganhou três prêmios no Festival do Rio e recebeu o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Friburgo, realizado na Suíça. Além disso, ganhou sete Troféus Calunga e ainda recebeu o prêmio da crítica e o Prêmio Gilberto Freyre no Cine PE – Festival do Audiovisual 2003.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.