[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O esforço da administração municipal de dotar Aracaju de um projeto cicloviário moderno e seguro já está sendo reconhecido pela população que usa a ciclovia diariamente para o lazer ou ir ao trabalho. O reconhecimento desse trabalho desenvolvido pela Prefeitura, através da SMTT foi elogiado também pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores e Importadores de Peças e Acessórios (Abradibi).

Essas duas entidades conferiram à Prefeitura de Aracaju, no final do ano passado, o Prêmio Abradibi-ANTP, realizado a cada dois anos, avaliando as principais iniciativas de pessoas, empresas e entidades que projetaram ou desenvolveram novas práticas e políticas em prol da mobilidade por bicicletas. O Prêmio foi entregue ao Superintendente Bosco Mendonça, no final do ano passado, durante a realização do Salão Duas Rodas, em S.Paulo, o maior evento da América Latina que reúne fabricantes, importadores e distribuidores de veículos de duas rodas.

Em 2001, Aracaju possuía apenas duas ciclovias: uma na avenida Beira Mar e outra na avenida Augusto Franco (antiga Rio de |Janeiro). Como a cidade é plana e tem curtas distâncias, o que favorece muito o transporte de pessoas em bicicletas, a prefeitura decidiu investir neste meio de transporte e, de lá para cá, já readequou com nova sinalização, tornando-a mais larga e segura, a ciclovia da avenida Rio de Janeiro.

Foi construída também a moderna ciclovia que passa pelas avenidas São Paulo e Santa Gleide, além do novo trecho que liga a avenida São Paulo às avenidas Rio de Janeiro (passando pela praça dos expedicionários) e Coelho e Campos. Com o convênio assinado com o Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federal (CEF), a administração municipal construiu mais duas ciclovias: uma que liga a avenida São Paulo aos mercados do centro de Aracaju, onde foi construído um bicicletário permitindo que os ciclistas guardem suas bicicletas com segurança e possam trabalhar tranqüilos; e outra que parte do Terminal de Integração do DIA em direção ao Orlando Dantas, o que beneficiará também os moradores do bairro Santa Maria, um dos que mais possuem ciclistas em toda a cidade.

Além dessas ciclovias, a administração municipal construiu o trecho que interliga a avenida Tancredo Neves ao circuito cicloviário da cidade e interligou, com a nova reengenharia da rótula da avenida Beira Mar, os dois espaços existentes para ciclistas (Beira Mar e Treze de julho), semaforizando-os, oferecendo continuidade, conforto e segurança.

“Com esses novos trechos de ciclovias (Orlando Dantas/DIA e S. Paulo/Coelho e Campos), o ciclista terá à sua disposição mais de 23 km de pistas devidamente sinalizadas e seguras”, disse o superintendente Bosco Mendonça. Hoje, enfatiza Bosco, o ciclista tem o seu espaço desde o limite de Nossa Senhora do Socorro, até o Distrito Industrial de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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