[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência do Programa de DST/Aids, iniciou na última segunda-feira, 29, a programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. O tema trabalhado este ano gira em torno do preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/Aids. As atividades programadas pela SES e pelos municípios acontecerão durante toda a semana com esse foco.

Segundo Almir Santana, gerente do Programa Estadual de DST/Aids, as ações em Sergipe irão priorizar pontos importantes, como a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce na Atenção Básica, a abordagem do tema central nas oficinas, palestras e intervenções e a importância das atitudes de solidariedade. “Vamos abordar o preconceito, principalmente relacionado aos jovens que vivem com HIV/Aids”, acrescentou o médico.

Nesta terça-feira, 30, as atividades começam logo cedo na Plataforma Marítima PCM9 da Petrobras, onde Almir Santana profere uma palestra com o tema “Prevenção Sim, Preconceito Não”, para os petroleiros que se encontram embarcados. Às 9h, o mesmo tema também será tema de palestra no campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), através da Liga Acadêmica de Sexualidade da UFS.

Dia Mundial

Já na quarta-feira, 1º de dezembro, as atividades incluem o lançamento do projeto “Camisinha Tá na Feira”, às 9h, no Mercado Central de Aracaju, com exposição informativa e a participação do Movimento Popular de Saúde de Sergipe (Mops) e do Programa Municipal de DST/Aids de Aracaju. “Vamos promover também a apresentação de peças teatrais nas lojas do centro da cidade, com foco nos vendedores e consumidores”, informou Almir Santana.

Ainda na capital, às 14h, ocorrerá a VIII Caminhada da Prevenção, com saída da Praça da Bandeira em direção ao centro. No interior, caminhadas também serão realizadas nos municípios de Estância, Propriá, Lagarto. Ainda em Estância, haverá exposição informativa, palestras e apresentação de teatro. Já no período da noite, às 19h30, ocorrerá palestras sobre os temas “Aids e a Juventude” e “Aids e o Câncer”, no Instituto de Oncologia San Giovani, direcionadas aos profissionais de saúde.

A Campanha “Fique Sabendo” com utilização do teste rápido para diagnóstico do HIV também faz parte da programação e ocorrerá nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora das Dores, Pacatuba, Tobias Barreto, Pedrinhas, Laranjeiras, Boquim, Canindé do São Francisco e Carmópolis.

Programação até dia 2 de dezembro:

Quinta-feira (2/12):

– Campanha “Fique Sabendo” com utilização do Teste Rápido para Diagnóstico do HIV e palestra sobre a “Mulher e a Aids – Combate a Violência” no Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Lagarto;

– CTA Itinerante junto aos trabalhadores do Consórcio da Empresa EGESA, que realiza duplicação da BR-101;

– Mesa redonda sobre a “Aids e a Juventude”, às 14h30, no SESC de Socorro.

Sexta-feira (3/12):

– Palestra sobre “Prevenção sim, Preconceito não”, às 11h, no Hospital do Coração;

– Palestra sobre “Prevenção sim, Preconceito não” junto aos trabalhadores da Empresa Alcance de Engenharia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.