CONHEÇA NOSSA LOJA!
Programa Bem Mulher vence o V Prêmio Saúde! da Editora Abril

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Depois de muita expectativa, o programa Bem Mulher foi anunciado como um dos vencedores do V Prêmio Saúde!, da Editora Abril. A solenidade ocorreu na noite da última segunda-feira, 29, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contou com a presença de representantes da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), órgão da administração pública indireta que executa as ações do programa criado em 2009 pelo Governo de Sergipe.

Além do troféu, recebido das mãos dos jurados pelo coordenador de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, Carlos Adriano Almeida, o Bem Mulher será pauta de uma matéria em edição especial da Revista Saúde!, publicada pela editora. A entrega do troféu foi acompanhada pela diretora geral da fundação, Cláudia Menezes, e pela assessora técnica, Paulina Villar.

Na hora do anúncio, uma surpresa: após a votação feita pela internet e a votação geral, o Bem Mulher ficou tecnicamente empatado com o projeto de pesquisa científica da Universidade de São Paulo (USP). Conforme o regulamento do concurso, os jurados tinham a prerrogativa para desempatar, mas resolveram manter os dois projetos como vencedores da categoria Saúde da Mulher.

O programa sergipano foi o único representante de toda a região Nordeste a ser premiado na edição de 2010. “Para o Governo de Sergipe, é uma grande vitória, pois representa o reconhecimento de nosso esforço para promover saúde entre a população feminina de todo estado, sempre em parceria com os municípios”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio.

Essa parceria com os municípios é justamente uma das características que diferencia o Bem Mulher das demais ações já realizadas em Sergipe com este foco. Isso porque ela fortalece a ideia de que o objetivo do programa não é substituir, de maneira casual, o papel das prefeituras nessa área, mas de juntar-se a elas no trabalho de promoção à saúde da mulher, em especial, no que diz respeito à prevenção do câncer do colo de útero e de mama.

Para Cláudia Menezes, o prêmio da Editora Abril é também um reconhecimento a profissionais de saúde que se dedicam a melhorar a vida das pessoas por meio de pesquisas científicas e programas. “Para nós, recebermos este prêmio, é uma felicidade enorme, pois sabemos das dificuldades de organizar um programa como o Bem Mulher, mas, sabemos também do comprometimento e da responsabilidade de todos”, acredita.

A diretora geral da Funesa acrescenta que a instituição também tira vária lições desse reconhecimento nacional. “Apesar de sermos uma instituição ainda jovem, tudo o que nos propomos a fazer, executamos com cuidado e com o coração. E tenho certeza de que temos outras ações que também merecem reconhecimento e podem ser premiadas”, avalia.

O programa

O Bem Mulher, criado no ano passado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com os municípios, passou a ser gerido pela Funesa em dezembro do mesmo ano e tem como público alvo mulheres entre 25 e 59 anos.

Sua missão é promover a saúde da população feminina, desenvolvendo estratégias para reduzir a mortalidade e as repercussões físicas, psicológicas e sociais de doenças como o câncer de mama e o de colo do útero, além das doenças sexualmente transmissíveis. Busca também incentivar o planejamento familiar.

O programa leva aos municípios toda a infraestrutura e a equipe multidisciplinar, para realizar exames, agendar consultas, disponibilizar medicamentos e oferecer aconselhamento e oficinas de educação em saúde. Desde sua criação, o Bem Mulher já passou por 47 municípios, o que corresponde a cerca de 60% do território sergipano. No total, foram atendidas 21.752 mulheres.
 
O prêmio

O Prêmio Saúde! é a maior premiação do setor no país e é dedicada aos profissionais de saúde, que atuam em instituições públicas, privadas ou ONGs. Visa valorizar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros. Os trabalhos inscritos passaram por três etapas de avaliação.

Na primeira, a equipe da revista Saúde! escolheu, dentre os 363 inscritos, os 30 melhores por categoria, levando em conta os critérios impacto, educação para a saúde, originalidade e uso de tecnologia. Na segunda etapa, a comissão julgadora formada por 80 grandes especialistas de todo o país selecionou os 21 trabalhos finalistas – três de cada uma das sete categorias.

Os finalistas ficaram à disposição para voto do público pela internet, aguardaram a avaliação final e a revelação que ocorreu na noite da última segunda-feira, 29, em São Paulo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados