[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Recursos Humanos Estratégico, finaliza nesta quinta-feira, 17, a etapa de formação de tutores e professores orientadores do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação – Profuncionário. O treinamento aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissionalizante José Figueiredo Barreto, em Aracaju, e teve como professores formadores integrantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

A capacitação teve três momentos presenciais iniciados no mês de novembro, em quatro dias de encontros presenciais de cada especialidade, e ainda há uma carga-horária à distância monitorada através de um ambiente virtual criado pelo IFPB, com previsão de conclusão para março de 2010.

Participarão da segunda etapa da capacitação tutores, professores orientadores e coordenação do programa, quem tiver estudado os quatro módulos das áreas específicas. São elas: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar. “Após o término da capacitação, os professores orientadores e tutores terão estudado todos os sete módulos do eixo específico do programa”, informa Silvio Oliveira, coordenador executivo do Profuncionário.

Para ele, a segunda formação foi um complemento da primeira, ocorrida em 2007, quando na oportunidade foram estudados os módulos do eixo comum do programa. “É uma exigência do MEC. Concluindo, tutores e professores orientadores estão aptos para mediar os encontros presenciais e de ensino a distância do eixo específico do Profuncionário”.

A segunda capacitação de tutores e professores orientadores do Profuncionário foi dividida em três períodos presenciais (27/10 a 30/10, 16/11 a 19/11 e 14/12 a 17/12). A primeira capacitação aconteceu em outubro de 2007, quando foram estudados os seis módulos do eixo pedagógico mais três módulos do eixo comum do programa.

O Programa

O Profuncionário é um programa que objetiva formar, em nível profissionalizante, os funcionários não-docentes das escolas estaduais e municipais em quatro especialidades: Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Infraestrutura Escolar, Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Multimeios Didáticos. Este último ainda não é oferecido em Sergipe.

São mais de 1000 merendeiras, vigilantes e oficiais administrativos matriculados nas três modalidades do Profuncionário, e a previsão do final da primeira edição do programa é novembro de 2010.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.