[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Educação (DED), realiza durante toda esta terça-feira, 1º, o treinamento para os aplicadores da Prova Brasil. A capacitação acontece no Colégio Dinâmico e conta com a participação de cerca de 50 aplicadores dos polos de Aracaju e quatro coordenadores de outros polos.

O treinamento está sendo comandado pela técnica da Seed, professora Jonielly Cheyenne, que explicou a necessidade da Prova Brasil para a avaliação da situação do ensino nas escolas. “É importante que as escolas se mobilizem para receber a Prova Brasi, cujo objetivo é fornecer um diagnóstico para as escolas de todas as redes de ensino, e servirá como subsídio para cálculo do Ideb e para a formulação de políticas públicas para a educação”, disse.

Em Sergipe, 59.149 alunos participarão da Prova Brasil, divididos em 1936 turmas, sendo 800 turmas da rede estadual, 1.019 da rede municipal e 116 da rede privada de ensino. A Prova Brasil, que será executada pelo Cespe/UNB em parceria com as secretarias de educação, vai ser aplicada no período de 7 a 18 de novembro, para os alunos do 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio de forma amostral.

Para a participação da escola é necessário que ela tenha no mínimo 20 alunos na série a ser avaliada e deve ter fornecido ao censo as informações referentes às turmas e quantitativos dos alunos da escola. A avaliação é feita nas disciplinas Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco em resolução de problemas).

Instrumento de avaliação

Os aplicadores que participaram do treinamento destacaram a Prova Brasil como importante ferramenta para avaliar o ensino. “Eu acho a Prova Brasil imensamente válida como instrumento de avaliação dos alunos, pois avalia não só o desempenho dos estudantes, como também dos professores e também da escola”, disse o professor Gedeon Ramalho de Araújo.

A mesma opinião foi compartilhada pela técnica em educação, professora Acácia Carvalho. “Acho fundamental, pois o Brasil recentemente tem começado a fazer essa avaliação da qualidade do ensino, e a Prova Brasil é uma forma de ter dados para fazer essa análise qualitativa do ensino”, afirmou.

“ O levantamento feito pela Prova Brasil é fundamental para avaliar o ensino brasileiro, de uma maneira geral”, disse a pedagoga Zenilda Soares de Souza Kuhl.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.