[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em reconhecimento aos projetos desenvolvidos pelos professores do Brasil, o Ministério da Educação (Mec) selecionou 100 educadores de todo o país para serem homenageados com o Projeto Turismo Cívico, que é uma parceria do Governo Federal com o Trade Turístico (empresas privadas, organizadoras e financiadoras do evento).

O projeto consistiu em levar para Brasília os educadores para serem homenageados no dia dos professores (15), em um encontro no Palácio do Planalto com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Cristovam Buarque.

Entre os homenageados esteve a professora do Ensino Fundamental da rede municipal de Aracaju, Maria Heloíza Velozo Ballesteer, que chegou de Brasília com muita alegria e satisfação por ter sido a única da rede a ser homenageada. “Fiquei muito feliz e surpresa por ter sido escolhida pelo Mec. Não poderia ter dia melhor (dia dos professores), para ter meu trabalho reconhecido pelo Ministério da Educação”, afirmou.

Durante a viagem a professora visitou a Exposição de Artes do Centro Cultural Banco do Brasil, o Senado Federal, entre outros lugares importantes da capital do Brasil. Ela também teve a oportunidade de conversar com o presidente Luís Inácio Lula da Silva e pedir ajuda para a capital sergipana. “Pedi ao presidente que ajude mais o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, pois ele precisa ajudar o bairro Santa Maria. Bairro muito carente e onde está localizada a escola que ensino, a Laonte Gama da Silva”, disse a professora.

Pelo segundo ano consecutivo Heloíza Ballesteer é homenageada pelo Mec. Este ano foi com o projeto Escola Criança e Cidadania, que consiste na criação de salas laboratório, onde professores e alunos vivenciam a prática pedagógica. Já o projeto que a professora desenvolveu no ano passado, através do qual também foi homenageada, foi o Porque Cinza e não Verde, questionando a cor, a ideologia e a estrutura da escola.

Durante os três dias em que a professora passou em Brasília, ela teve a oportunidade também de participar de um convênio com o Mec, que consiste em facilitar para os educadores a compra de computadores. “É muito importante os professores ter acesso a um computador, e com essa ajuda do Mec em reduzir os juros, facilitará muito a vida da gente, pois estará ajudando também aos alunos”, disse.

No último dia da visita a Brasília, a professora recebeu do ministro da Educação, Cristovam Buarque, um livro de poesias de Carlos Drummond de Andrade com dedicatórias incentivando a profissional no exercício do Magistério.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.