[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Antes uma folha escrita era para mim algo que não conhecia. Era um mundo diferente do qual estava fora. Hoje não, já posso enxergar o mundo que me cerca, tudo isso porque estou aprendendo a ler e escrever”, declarou a dona de casa Maria de Fátima dos Santos, 40 anos, aluna da primeira turma do programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido em parceria pelo governo Federal, estados e municípios. Em Aracaju o programa está sendo realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil, que doou os kits pedagógicos tanto para os alunos, quanto para os professores.

Como Maria, cerca de 500 pessoas com idade superior a 15 anos e que nunca haviam aprendido a ler e a escrever, agora já podem ser inseridas no sistema regular de ensino, através do Programa de Educação de Jovens e Adultos, que também é promovido pela Semed. Esta primeira etapa do Brasil Alfabetizado teve início em novembro do ano passado e foi concluída neste final de semana, com a entrega dos diplomas. A solenidade aconteceu no final da tarde do último sábado, no auditório do Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos.

Além dos alunos de diversos bairros da capital, a exemplo do Industrial, Aeroporto, Santa Maria e Bugio, onde as aulas eram ministradas no período da noite, estiveram presentes ao evento a secretária municipal da Educação, Ivanete dos Santos, as diretoras de Planejamento e Ensino da Semed, além de alfabetizadores, coordenadores de escolas e professores.

“Estou muito emocionada em perceber a alegria no rosto dessas pessoas, tudo porque estão começando a viver num mundo novo, o mundo das letras. Espero que este seja o primeiro passo e que não cansem jamais de caminhar em busca do conhecimento”, declarou a secretária da Educação. “Agora vou poder acompanhar melhor o estudo dos meus três filhos”, comentou a dona de casa Maria de Fátima.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.