[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi lançado nesta sexta-feira, 28, em Sergipe, o Prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio Brasil (Prêmio ODM Brasil 2007). O prêmio é uma ação do Governo Federal, através da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A solenidade de lançamento foi realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju. A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, representou o governador Marcelo Déda.

O Prêmio ODM Brasil 2007 conta com a parceria da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, da Petrobras e do Governo Federal, valorizando ações sociais que buscam a eliminação da fome e da pobreza. Segundo Joana Pereira, representante do PNUD, o Brasil se destaca no cenário mundial nas iniciativas de erradicação da pobreza. "É com muito prazer que o PNUD apóia o Governo Federal neste prêmio para incentivar as ações no Brasil para atingir os oito objetivos do milênio, principal estratégia das Nações Unidas para erradicar a pobreza e a participação brasileira é muito importante no esforço global", disse Joana.

De acordo com Davi Smith, representante da Presidência da República, o prêmio é uma oportunidade de apresentar uma agenda mínima mundial em prol das grandes carências sociais que ainda existem na humanidade e mostrar ações executadas para dirimi-las. "Como já disse Kofi Annan [Prêmio Nobel da Paz 2001], temos a certeza de resolver a fome no mundo. As condições técnicas estão aí. É só resolver politicamente. Para isso, todos temos que trabalhar em conjunto", disse Davi.

A secretária de Inclusão Social, Ana Lucia, explicou que o Governo do Estado está comprometido com a luta de superação da fome da pobreza, "priorizando a transferência de renda através de políticas públicas estruturantes, buscando a justiça, a igualdade e a humanização. Nossa secretaria, o Governo do Estado como um todo, está à disposição para ajudar às prefeituras, empresas e ONG’s a desenvolver projetos para que Sergipe seja mais uma vez premiado", disse Ana Lucia.

"Este prêmio é muito importante, pois faz a sociedade refletir sobre a realidade, provocando-a a agir", disse Joyce Peixoto, do Instituto Recriando, que desenvolve três projetos ligados a três dos oito objetivos, que são o Recriando Caminhos, Resgatando a Cidadania e Infância em Foco. "O Conselho participar deste trabalho deliberando políticas públicas, exigindo que o Estado colabore, fortalecendo o Fundo Estadual da Criança para que possa financiar e apoiar ações específicas para a conquista dos objetivos", disse Thiago Oliveira, presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.

"Os objetivos do milênio não são do PNUD, das Nações Unidas. São nossos. Todos têm que participar e colaborar", disse Joana Pereira.

ODM Brasil

Criado para incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações da sociedade civil que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo, proposto pelo governo brasileiro na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. Comitês técnicos avaliam e selecionam as iniciativas inscritas, que serão escolhidas e premiadas por um júri especial.

A primeira edição do Prêmio ODM Brasil aconteceu em 2005, com 920 ações e projetos inscritos e 27 premiados. A Prefeitura de Aracaju, na gestão do então prefeito Marcelo Déda, foi uma das oito prefeituras premiadas, com o projeto de reurbanização da Coroa do Meio, que substituiu palafitas por casas de alvenaria, recuperou o mangue e executou programas de geração de emprego e renda.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000, líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo, até 2015. O sucesso desse grande projeto humanitário só será possível por meio de oito iniciativas que ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. São eles:

1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome
2 – Educação básica de qualidade para todos
3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 – Reduzir a mortalidade infantil
5 – Melhorar a saúde das gestantes
6 – Combater o HIV/ AIDS, a malária e outras doenças
7 – Garantir a sustentabilidade ambiental
8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.