[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Servidores de várias secretarias municipais participam hoje, dia 31, e amanhã, dia 1º, do curso Pregão e Sistema de Registro de Preço, ministrado pelo professor gaúcho Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, especialista em Direito Administrativo e atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal. O curso, uma iniciativa da Semad – Secretaria Municipal de Administração -, foi aberto pelo secretário José de Oliveira Júnior, e contou com a participação do Presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Carlos Alberto Sobral.

Segundo Oliveira Júnior, as vantagens do processo de modernização das compras públicas são muitas. “Com a instauração de novas rotinas, temos a melhoria de produtividade, a redução de custos, uma maior qualidade dos produtos”. E já adianta que novos planos estão sendo traçados para um futuro breve. “Nosso próximo passo é a instauração do pregão eletrônico, que garante mais agilidade, transparência e economia ao processo de compras públicas”.

Solenidade de abertura

O secretário de Administração agradeceu a presença do Presidente Antônio Carlos Sobral. “O Tribunal de Contas de Sergipe, além de cumprir seu papel de fiscalizador, tem sido um parceiro em nossas mudanças, por causa do diálogo constante, que ajuda a apontar melhores caminhos a seguir”.

O presidente do Tribunal de Contas de Sergipe disse se sentir orgulhoso em prestigiar a administração que, segundo ele, é uma das melhores do país. “Com uma nova equipe, porém muito competente, a prefeitura tem investido não somente na qualidade de vida dos aracajuanos, mas também no aperfeiçoamento permanente de seus servidores. E esse curso é um exemplo disso. É de muita valia tanto para os participantes, quanto para a sociedade”, disse Carlos Alberto Sobral.

O secretário falou ainda da satisfação em receber, mais uma vez, o professor Jacoby. “A mais importante lembrança que guardamos da outra vinda de Jacoby a Aracaju, a convite da prefeitura, foi sua forma cativante e amiga de transmitir todo o seu vasto conhecimento”, declarou. Sobre a importância do curso para a Semad, disse: “Esse curso é parte de um processo de revisão das compras públicas realizadas em âmbito municipal de uma forma geral. No decorrer da atual administração, já foram revistos processos licitatórios, instaurado o catálogo de materiais, o registro de preço, entre outros”.

Professor convidado

O professor Jacoby falou da satisfação em retornar à cidade e dos avanços que a Prefeitura tem alcançado. “Percebo com clareza que a Prefeitura de Aracaju tem caminhado a passos largos, tanto para acompanhar as novas tecnologias, quanto para buscar inovações”. O facilitador destacou o pioneirismo de Aracaju em já incluir em seus planos a implantação do pregão eletrônico. “Conheço algumas cidades bem maiores que Aracaju que ainda preferem esperar. Acho salutar o espírito empreendedor dos administradores daqui”.

Jacoby possui mais de 400 artigos publicados em sua área e é autor de 11 livros, dentre eles, as obras individuais: Contratação Direta sem Licitação, em cinco edições; Tomada de Contas Especial, em duas edições; Responsabilidade Fiscal – Questões Práticas; Compras pelo Sistema de Registro de Preços; Responsabilidade Fiscal, em co-autoria; Limpeza Pública Urbana; e Comentando as Licitações Públicas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.