[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O serviço de Apreensão de Animais mantido pela Prefeitura de Aracaju, atrafvés da Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb – alcançou, até o dia 26 de setembro, um número elevado de apreensões em logradouros da cidade. Foram apreendidos 252 animais, uma média de dez por dia, pelas equipes que se revezam diuturnamente na execução do serviço, que tem como objetivo principal garantir a segurança de motoristas e pedestres.
Segundo o responsável pelo trabalho, Joselito Menezes, são considerados pontos críticos as áreas situadas ao longo das avenidas Tancredo Neves e Euclides Figueiredo. “Praticamente todo dia realizamos apreensões nestes locais. O risco de acidentes automobilísticos é muito grande e, inclusive, já foram registradas mortes devido à colisão com animais nestas vias onde os veículos desenvolvem maior velocidade”, informou.
Pela manhã e tarde, um caminhão da empresa circula nas zonas Norte e Sul. À noite, das 18h às 6h, são utilizados dois caminhões, um na zona Sul e outro na zona Norte. O motivo disso é que durante a noite existe maior número de animais soltos.
Segundo Joselito, a maioria das ocorrências se deve à negligência ou irresponsabilidade do proprietário do animal. “Já realizamos diversas iniciativas para conscientizar os proprietários sobre a importância de se monitorar corretamente o seu animal e sobre o risco que ele pode vir a representar perambulando pelas vias. Mas, infelizmente, ainda estamos constatando um elevado número de ocorrências”.
Após ser apreendido, o animal é mantido numa área específica no Parque da Sementeira, onde permanece até que o seu dono venha buscá-lo. Quando isso não acontece, ele é encaminhado para doação.
Para recuperar o animal, o proprietário paga uma taxa de R$ 10 referente à apreensão, e mais R$ 5 por cada dia de permanência. Após o 15º dia, os animais são encaminhados para doação atendendo, sobretudo, às pessoas que comprovaram a sua necessidade e as mínimas condições de arcar com a manutenção segura do animal. Para isso, os interessados devem comparecer à sede da Emsurb, também na Sementeira, munidos de documento de identidade e comprovante de residência.
O serviço de apreensão pode ser acionado por qualquer cidadão que constatar a presença de animais representando riscos nas vias públicas através dos telefones 9989-1000/ 9989-1001/ 9989-1003.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.