[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, completou nesta sexta-feira, dia 30, um ano à frente da administração municipal dando início às obras de recapeamento asfáltico do Centro da cidade. O evento marcou também as comemorações finais do mês de aniversário de Aracaju, que no último dia 17 completou 152 anos de vida. Despejando uma pá de asfalto no trecho inicial da rua Boquim, o prefeito autorizou a recuperação de 24 ruas e três avenidas na região central da cidade.

“Esta área é muito importante porque o tráfego é intenso. Vamos recapear todas as ruas deste quadrilátero, que é chamado de quadrilátero de Pirro, onde começou a cidade de Aracaju”, disse o prefeito, ressaltando que sua principal preocupação é melhorar a qualidade de vida da população. O trecho que vai passar pela intervenção vai da av. Barão de Maruim à rua Divina Pastora e da av. Pedro Calazans até a av. Ivo do Prado.

Segundo o prefeito, depois do Centro, outros bairros serão contemplados com a recuperação asfáltica, realizada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). “O calendário de recapeamento da cidade vai até 31 de dezembro de 2008”, destacou. Edvaldo Nogueira destacou ainda que a Prefeitura vem recuperando inúmeras ruas em diversas localidades.

“Em apenas 5 anos foram recapeados 322 km. A incidência de buracos diminui cada vez mais, porque as principais vias e corredores de ônibus, foram recuperadas”, confirmou o presidente da Emurb, Valmor Barbosa. Nas obras do Centro serão gastos R$ 2 milhões. Segundo o presidente, todo esforço foi feito para que os custos fossem reduzidos.

“Os trechos que foram recapeados há menos de dois anos serão preservados, porque estão em bom estado. Mas os gastos são altos já que as obras são feitas com derivados de petróleo”, explicou. O cronograma da Emurb prevê que os serviços sejam concluídos em 90 dias, mas, de acordo com Valmor Barbosa, o período de chuvas pode ocasionar algum atraso. “Estamos na iminência do inverno e com chuva os trabalhos ficam interrompidos”, esclareceu, acrescentando que todo o esforço será empreendido para que as obras fiquem prontas o mais rápido possível.

Além da agilidade, o diretor de obras e operações da Emurb, Antônio Vasconcelos, afirmou que a Empresa está preocupada também com a qualidade do serviço. “Antes de espalhar o asfalto, verificamos a temperatura porque ele não pode ser despejado a menos de 150º C. Se isso não for feito, o asfalto perde a qualidade”, explicou. Segundo ele, uma das máquinas utilizadas no recapeamento mede a espessura das camadas para não haver desnível.

“Também temos muito cuidado com o acabamento”, acrescentou, garantindo que o asfalto utilizado é de excelente qualidade. Em locais onde o nível do asfalto ultrapassa o meio-fio, será feita a fresagem. “A técnica consiste na retirada de camadas antigas de asfalto nos locais onde há camadas mais elevadas. A topografia identifica os pontos que estão altos, a máquina vai e retira o asfalto, deixando apenas a base, e aí colocamos uma nova camada, como se fosse a primeira”, detalhou o presidente da Emurb.

Trânsito

Com o objetivo de minimizar os transtornos decorrentes da realização das obras, a Prefeitura vai adotar algumas medidas para evitar que o trânsito seja prejudicado. Para isso, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vai colocar agentes nos locais onde os serviços estiverem em andamento.

“A função do agente é reduzir as dificuldades no trânsito. Por isso eles estarão aqui permanentemente durante todo o período das obras”, explicou o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, acrescentando que as equipes são formadas por cinco agentes de trânsito.

Nos locais onde o fluxo de veículos é maior, as obras serão realizadas no turno da noite. “Nas vias principais, como a av. Barão de Maruim, por exemplo, vamos trabalhar à noite. Vamos fazer isso onde realmente há um tráfego maior, porque os custos do trabalho noturno são muito elevados”, esclareceu Valmor Chagas.

Balanço

Depois de dar início ao recapeamento do Centro, Edvaldo Nogueira falou sobre seu primeiro ano como prefeito da capital. Para ele, todas as realizações deste período, coroado com o mês do aniversário da cidade, são provas de que a administração está no caminho certo. “Realizamos muita coisa em apenas um ano. E vou fazer muito mais pela cidade de Aracaju. Em abril vou inaugurar mais obras, como o PAR do Rio Poxim e a escola da Coroa do Meio”, disse o prefeito.

Ele aproveitou a ocasião para anunciar novas melhorias para o Centro da capital. “Em maio vamos começar a recuperação da Praça Fausto Cardoso. O projeto já está em andamento e a licitação deve acontecer em abril”, adiantou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.