[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Teve início na manhã desta quinta-feira, dia 30, o curso “Jornada Ampliada: Capacitação dos atores envolvidos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”. O evento é a apresentação do projeto de estágio curricular das alunas de Serviço Social, Adriana Souza Machado, Alexsandra Marcya da Silva, Andréa Moreira Batista e Vanessa Rezende Santos, e está sendo realizado no Caic do bairro Getúlio Vargas pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, juntamente com a Universidade Federal de Sergipe.
De acordo com as estagiárias, a idéia da capacitação surgiu das necessidades que elas perceberam durante o período do estágio. Além de promover a melhoria nas atividades desenvolvidas pelo Peti –Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – nos bairros Jardim Esperança, Santa Maria, Industrial e Santos Dumont, o curso visa proporcionar uma maior integração entre funcionários, educadores e familiares das crianças atendidas.
A primeira etapa da capacitação visa atacar um dos pontos críticos do Peti: a qualificação dos educadores sociais e funcionários das unidades onde funciona o programa. “Infelizmente ainda existem locais onde não há uma aceitação do Peti por parte de alguns funcionários. Em parte, isso existe por conta de como o programa chegou nessas unidades. Tudo veio de uma forma já pronta pelo governo federal, sem nenhuma discussão com os atores envolvidos”, diz o coordenador do Peti em Aracaju, Anselmo Menezes.
Através de oficinas e palestras os educadores que estão participando da capacitação vão poder ampliar os conhecimentos e possibilidades de desenvolver os trabalhos da jornada.
Representando a secretária Ana Côrtes, a coordenadora técnica de Assistência Social da SMASC, Yolanda Oliveira, destacou na abertura dos trabalhos a importância da participação da UFS no desenvolvimento do Peti. “A Universidade, através das estagiárias de Serviço Social, tem colaborado significativamente para que o programa se desenvolva cada vez mais. Muitas vezes, nós que estamos no trabalho cotidiano, não vemos alguns erros. Através dessa capacitação queremos deixar claro que todos são importantes para a melhoria do programa, desde quem faz a merenda até quem coordena”, afirma.
“Esperamos que esse encontro promova uma melhoria na convivência entre todos os atores da Jornada Ampliada: funcionários, educadores e famílias”, diz Adriana de Souza Machado.
Ainda durante o período da manhã os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra sobre a Jornada Ampliada, proferida pelo coordenador do Peti, Anselmo Menezes. No período da tarde a psicóloga Silvana Barros, do NAF – Núcleo de Apoio à Família -, estará realizando a Oficina de Vivência.
A capacitação prossegue amanhã, dia 31, para os educadores sociais. Durante todo o dia eles participarão da Oficina de Sucata, ministrada pelo artista plástico Anselmo Seixas.
Na segunda etapa, nos próximos dias 4, 5, 6 e 7 de fevereiro, a capacitação terá continuidade nas unidades dos bairros Jardim Esperança, Santa Maria, Industrial e Santos Dumont. Na oportunidade, educadores e familiares das crianças e adolescentes atendidos estarão discutindo temas como “Educação: Importância da relação Escola/Família/Jornada Ampliada” e “Estatuto da Criança e do Adolescentes”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.