[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os consultores do Ministério das Relações Exteriores da França, Pierre Fernandez e Priscilla De Roo, afirmaram hoje, 28, que estão “muito bem impressionados” com a qualidade técnica, espírito de equipe e compromisso que a Prefeitura de Aracaju está demonstrando na execução da parceria com o governo francês para revitalizar o Centro da capital sergipana.

A avaliação do projeto de cooperação técnica batizado de Programa Cidade Brasil foi feita durante uma reunião realizada esta manhã, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos, com a participação da Caixa Econômica Federal (CEF). O encontro coordenado pela secretária municipal de Planejamento, Lúcia Falcón, serviu para que a prefeitura apresentasse um relatório das atividades que desenvolveu durante o primeiro ano da parceria com o governo francês.

Todo o projeto foi iniciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira que, quando ainda era vice, esteve em Paris juntamente com prefeitos de outros municípios nordestinos para discutir colaborações entre Brasil e França. “Nosso esforço é evitar que o Centro se degrade completamente e conter seu processo de esvaziamento. É importantíssimo que a revitalização seja multilateral e abranja aspectos econômicos, sociais e de moradia de maneira que o Centro seja plural”, falou o prefeito.

Segundo Edvaldo Nogueira, a administração municipal pretende sair da fase de estudos para iniciar de forma concreta as obras de revitalização a partir do primeiro semestre de 2007. A secretária de Planejamento, Lúcia Falcón, informou que a prefeitura está pleiteando a renovação e ampliação da parceria com a França. “Estamos confiantes de que vamos conseguir estender nossos projetos para além da política habitacional, envolvendo também o urbanismo e o desenvolvimento econômico”, explicou a secretária.

De acordo com Pierre Fernandez, o governo francês está muito entusiasmado com os resultados da parceria com Aracaju. “Gostamos de ver como foi muito bem aproveitado o apoio que demos no nível do planejamento urbano”, disse. Sua colega, Priscilla De Roo, confirmou as impressões francesas. “A qualidade do trabalho técnico é realmente impressionante”, afirmou.

O assessor internacional da presidência da CEF, Júlio Lopes, ressaltou que Aracaju é um dos exemplos mais bem sucedidos de parcerias com a Caixa. “Aqui temos um campo muito fértil para o desenvolvimento urbano e é nosso interesse sermos cada vez mais parceiros”, declarou ele, que participou da reunião acompanhado da nova gerente de negócios da Caixa em Sergipe, Elizabeth Alessi.

Ao final do encontro, o prefeito presenteou os franceses e os membros da Caixa com kits que incluem os resultados do primeiro ano de parceria entre Aracaju e França, além de dados sobre a capital. Além da secretaria de Planejamento, participam da cooperação as fundações municipais do Trabalho (Fundat), e de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), as empresas municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb), e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.