[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Um grande passo para a transformação educacional da sociedade brasileira foi dado na tarde de ontem, dia 24, com a formação do primeiro Grupo de Alfabetizadores do projeto do Governo Federal, Brasil Alfabetizado, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh).

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o intuito de alfabetizar 10 mil jovens e adultos nos próximos cinco meses, o projeto contou com a parceria da Fundação BB Educar, do Banco do Brasil, que além de financiar a concretização desse primeiro Curso de Alfabetizadores, irá fornecer um kit para todos os 15 alunos cadastrados de cada alfabetizador formado.

Durante uma semana de aulas, um total de 40 horas de aprendizado acerca da construção da identidade dos alfabetizadores, os alunos aprenderam ferramentas para a utilização em sala de aula, com fundamentação básica na filosofia educacional de Paulo Freire.

Respeitando a individualidade do aluno e de sua cultura, o professor José Divino de Oliveira estruturou uma formação dialógica, de interação dinâmica entre os ensinamentos da apostila e o conhecimento adquirido individualmente pelos alunos.

Na solenidade de encerramento, durante a entrega dos certificados, a emoção invadiu os corações dos mais novos educadores. “Isso é muito mais que um certificado, é começar a ver a evolução da educação em nosso país”, declarou Maria Geilma da Conceição, segurando eufórica o tão sonhado certificado. “Esse certificado é a realização não só de um sonho meu, mas também dos moradores da invasão do Santo Antônio e das crianças da Escola Municipal Tancredo Neves, ou seja, é a concretização do sonho de toda uma comunidade”, afirmou Nívea Alves de Miranda, formanda.

A secretária municipal de Educação, Rosangela Santana, compareceu ao evento. Emocionada com o novo grupo de professores, ela enfatizou o nível de responsabilidade agora concedido a eles. “Agora é a hora de se esforçar, superar os problemas que virão, para reproduzir o que aprenderam. Façam com que esses seus 25 primeiros alunos se transformem em muitos outros com vontade de aprender”, aconselhou.

Também preocupada com a grande maioria de negros entre o número de analfabetos no Brasil, a secretária Rosangela Santana fez um alerta. “O analfabetismo tem cor no Brasil e nós precisamos reduzir esse fator a qualquer custo para diminuir a mancha educacional que o Brasil carrega”, afirmou. “Direito a aprender é algo que nem deveria ser discutido nesse século. Mas ainda o é. Vamos nos esforçar para reverter esse fator”, concluiu.

“Esse lado social do Banco do Brasil é o dever de cada brasileiro para poder contribuir para a inserção do cidadão realmente na sociedade. Sem ele e a Semed, nós não teríamos esse grupo de formandos hoje”, explica a coordenadora do Curso, Silma Bispo.

“Há muito tempo eu não via um grupo de pessoas tão heterogêneo, que não é formado por alfabetizadores, conseguir interagir de uma forma tão espontânea e positiva. Temos pessoas de nível superior e nível médio juntas numa formação que ficará no coração deles para sempre”, declarou.

Segundo o professor José Divino de Oliveira, a dedicação foi de fundamental importância para o excelente resultado do trabalho.“É muito emocionante encontrar pessoas tão dispostas e tão disponíveis para vir a prestar um trabalho para uma comunidade que está necessitando principalmente da luz do saber, a busca pelo conhecimento, como dizia Paulo Freire”, disse. “Pessoas vinham a pé, mas vinham participar do curso. A participação e motivação de todos, e principalmente a dedicação, porque eles não mediam esforços para superar todas as dificuldades, fizeram com que a emoção tomasse conta do nosso trabalho”, acrescentou.

Na próxima terça-feira à noite, dia 28, uma reunião será realizada na Semed entre a secretária Rosangela Santana, a coordenadora pedagógica do curso, Silma Bispo, e o novo Grupo de Alfabetizadores. No dia 3 de novembro, esse grupo promoverá a sua aula inaugural.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.