[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dentro do projeto de revitalização da orlinha do bairro Industrial, a prefeitura também buscou alternativas para transferir famílias que habitam áreas de invasão no local e firmou um convênio com a Caixa Econômica Federal, através do PSH – Programa de Subsídio Habitacional -, com a intermediação da Secretaria Municipal de Planejamento. O convênio prevê a construção de casas numa área que será adquirida pelo município no próprio bairro.
Segundo a coordenadora do programa Moradia Cidadã, Maria de Abreu Vasconcelos, esta iniciativa atenderá, sobretudo, às 53 famílias do bairro Industrial que atualmente moram em áreas de invasão na beira do rio e que terão de ser removidas devido às obras do projeto de revitalização.
A secretária municipal de Planejamento, Lúcia Falcon, complementou informando que a abrangência do projeto poderá ser ampliada, atendendo também a famílias oriundas de outras localidades carentes da capital. “Através deste convênio, a Caixa Econômica financia a compra de material de construção e contaremos com a participação da própria comunidade na construção em regime de mutirão. Já a prefeitura se responsabiliza por adquirir o terreno e realizar toda a infra-estrutura necessária, como drenagem e pavimentação”, explicou a secretária.
Serão construídas as chamadas habitações de interesse social, com várias opções de modelos e configurações pré-estabelecidas, numa área do loteamento Bairro Industrial, na avenida Bastos Coelho.
Ainda de acordo com a secretária, toda a comunidade já está sendo visitada por assistentes sociais que estão realizando o levantamento detalhado da situação de cada família para, posteriormente, buscar o desenvolvimento da auto-sustentabilidade através da capacitação e da conseqüente inserção no mercado de trabalho. “Não pretendemos apenas realizar uma obra de construção civil. O que queremos é promover a revitalização e valorização do local com a conseqüente elevação da auto-estima de todos os moradores, e isso seria impossível se não tratássemos das questões sociais, oferecendo dignidade e qualidade de vida aos mais carentes”, afirmou Lúcia Falcon.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.