[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aproximadamente 400 pessoas se inscreveram para a audiência pública que discutiu a licitação do sistema de transporte coletivo da cidade. A reunião foi promovida pela Prefeitura de Aracaju durante a tarde de hoje, 1º, no Teatro Atheneu e atraiu um público diversificado, desde estudantes secundaristas até vereadores que compareceram para contribuir de forma democrática para o novo modelo de prestação deste serviço que será implantado.

O superintendente Bosco Mendonça, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que conduziu a reunião, explicou que a audiência foi uma decisão do prefeito Marcelo Déda para tornar o processo o mais transparente possível. “O principal objetivo é consultar a população da cidade, em todos os seus segmentos, sobre a proposta de licitação do transporte público e colher suas criticas, dúvidas e sugestões”, disse. Durante o período de 15 dias, a partir de hoje, ainda serão recebidas sugestões daqueles que se cadastraram para a audiência.

As principais informações a respeito do edital e de todo o processo licitatório foram passadas para o público presente primeiro pelo advogado Antônio Militão, que presta assessoria jurídica a SMTT. Ele lembrou que o que se discute por enquanto é apenas uma minuta, pois o edital ainda não foi publicado. Também ressaltou a importância da audiência como um gesto democrático. “É uma interatividade que se pratica pela primeira vez em Aracaju e que envolve toda a comunidade usuária de um serviço essencial”, opinou.

Em seguida o consultor em transportes Antônio Luiz Santana explicou em detalhes as mudanças que serão implementadas com a licitação do sistema, lembrando que a administração municipal realizou diversos estudos necessários para propor uma modificação que possa otimizar a prestação deste serviço. As mudanças trarão vantagens, como a renovação e ampliação da frota, utilização de diferentes tipos de veículos, que vão desde ônibus articulados (sanfonas) até micro-ônibus para atender demandas diferenciadas, veículos com ar-condicionado, entre outras.

Após as apresentações técnicas, o superintendente Bosco Mendonça respondeu as dúvidas, questões e sugestões que foram levantadas até por internautas. Logo depois o debate foi aberto para o público presente. Entre os principais pontos levantados, o mais recorrente foi o que diz respeito à questão da interligação entre Aracaju com São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Bosco Mendonça lembrou mais uma vez que essa questão é de competência do Governo do Estado.
“A integração entre os dois municípios é um avanço, nós não queremos perder isso, mas não é atribuição nossa fazer essa licitação”, explicou.

Esteve presente na ocasião o superintendente de transportes de Nossa Senhora do Socorro, Coronel Pontual, além dos vereadores aracajuanos Conceição Viera, Fábio Henrique, Iran Barbosa e Vinícius Porto na composição da mesa. Também participou da audiência o vereador Elber Batalha Filho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.