CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Celebrando a conquista de mais uma etapa, que garantirá melhoria na qualidade de vida e aumento da auto-estima, 514 jovens beneficiados pelo Projovem receberão das mãos do prefeito Edvaldo Nogueira, os diplomas de conclusão do Ensino Fundamental. A formatura acontece hoje, sexta-feira, às 19 horas, no Iate Clube. Além das disciplinas obrigatórias, durante doze meses os alunos participaram de aulas de informática e cidadania e ainda receberam qualificação profissional.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Tereza Cristina, dentre outros fatores positivos, o Projovem vem colaborando com a diminuição da evasão escolar. “O índice de evasão diminuiu para 17%, contra os 50% de índice da escola convencional. Isso se deve a todo um planejamento pedagógico, principalmente no que compete à parte de qualificação profissional que o curso prevê, pois garante aos alunos inserção no mercado de trabalho”, ressalta Tereza.

Ainda conforme a secretária, a valorização do Projovem por parte dos alunos é fruto da preparação que os professores recebem. Eles se reúnem semanalmente para discutir e resolver os problemas que eventualmente encontram. Além disso, os docentes recebem cursos de capacitação de até 160 horas semanais. Para Tereza Cristina, a qualificação e o engajamento desses profissionais são imprescindíveis para o sucesso que o Projovem vem alcançando.

A iniciativa beneficia a parcela da população com idade de 18 a 24 anos, que está fora do mercado formal de trabalho e com escolaridade até a quarta série. Os alunos que participam ativamente das atividades do Programa, de forma a contabilizar um mínimo de 75% de presença no curso, recebem um auxílio mensal de R$ 100. Além de capacitar os jovens, o projeto ainda prevê que eles se transformem em agentes multiplicadores da cidadania dentro de suas comunidades.

O Projovem foi iniciado em 2005 pelo Governo Federal, com o objetivo de combater a exclusão social e os altos índices de desemprego que atingem grande parte dos jovens de baixa renda. Em Aracaju, assim como em todas as capitais do país, é a administração pública municipal que fica responsável por desenvolver o projeto.

Satisfação

As ações do Projovem vêm mudando a vida de pessoas como o estudante Magno Santos, 21, aluno da Escola Municipal Presidente Vargas. Ele parou de estudar há quatro anos, quando sofreu um acidente que o deixou paralítico. “Foi bom já que eu estava querendo voltar a estudar e facilitou minha vida. Lá, os professores dão mais atenção e procuram fazer amizade”, diz Magno.

Para a dona de casa Adriana de Jesus, mãe de Magno, o Projovem só merece elogios. “Não só para ele, como também para mim, foi uma maravilha. O programa mudou muito, para melhor, a vida do meu filho”, exalta Adriana.

Qualificação Profissional

Um dos pontos de destaque nesse projeto do Governo Federal é a qualificação profissional. De acordo com o coordenador de qualificação profissional, José Trindade Junior, logo que ingressam no Projovem os estudantes já querem saber quando iniciam as aulas de qualificação. “O interesse deles é muito grande. São as aulas mais procuradas”, coloca Junior.

A qualificação ocorre durante os doze meses de atividades, sendo que nos quatro primeiros todos participam do mesmo curso básico. Passada essa fase, cada um escolhe onde irá atuar. As áreas disponíveis para as turmas que estão se formando foram: telemática, serviços gerais, construção e reparos, além de turismo e hotelaria. “Ao final do curso eles saem com um diploma e capacitados para atuarem na área que escolheram”, afirma Junior.

Veja mais…

Festa celebra formação de 514 alunos do ProJovem[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados