[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza´, em todas Unidades de Saúde da Família (USF), um estoque com todas as vacinas necessárias ao controle imunológico da população aracajuana. São vacinas aplicadas desde a gestante, no acompanhamento do pré-natal, passando por crianças de até quatro anos de vida, adolescentes e idosos. Além disso, para aqueles que vão viajar, a SMS também disponibiliza as vacinas que estão fora do calendário básico, como a da Febre Amarela e a Tríplice Viral, que podem ser facilmente encontradas em qualquer unidade de saúde da rede municipal.

De acordo com a gerente de Imunização da Vigilância Epidemiológica da SMS, Débora Moura, as unidades são abastecidas com as vacinas, mensalmente, de acordo com a demanda de cada região. Ela informa que as regiões que apresentam maior demanda, áreas com grande número de crianças, correspondem àquelas onde a atuação da SMS deve ser mais intensificada, dado que são lugares de baixo desenvolvimento humano, que aqui em Aracaju corresponde à zona Norte da capital.

Débora Moura explica ainda que as vacinas do calendário básico são disponibilizadas durante o ano todo. No acompanhamento às gestantes, é disponibilizada a vacina Dupla Adulta, que previne contra a difteria e o tétano. Para as crianças recém-nascidas, são aplicadas, ainda na maternidade, as vacinas BCG, que previne contra tuberculose, e Hepatite B.

Outros seis tipos de vacina, algumas delas com reforços periódicos, fazem parte do calendário básico de vacinação infantil. São elas: Pólio Oral (contra poliomielite), tetravalente (contra difteria, coqueluche, tétano e infecções por haemophilus); Rotavírus; Triviral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (contra difteria, coqueluche e tétano).

Algumas vacinas disponibilizadas no calendário básico infantil também são ofertadas como reforço na adolescência e fase adulta. A partir dos 14 anos, a SMS disponibiliza para os adolescentes a Dupla Adulto (contra tétano e difteria) e Hepatite B (para os que não receberam as três doses durante a infância). Para os idosos, as unidades de saúde disponibilizam vacina contra o tétano, a Pneumo 23 (para idosos acamados) e a Influenza (vacina contra gripe, que é disponibilizada em campanhas anuais de vacinação).

Para quem vai viajar, são disponibilizadas as vacinas contra a Febre Amarela e a Tríplice Viral (contra Sarampo, Caxumba e Rubéola). A coordenadora informa ainda que para ter acesso às vacinas é necessário apenas que o usuário se desloque até a unidade de saúde mais próxima de casa munido do cartão de vacinação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.