CONHEÇA NOSSA LOJA!
Prefeitura conclui curso de Gestão Pública no Augusto Franco

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Foi encerrado nesta sexta-feira, dia 26, no conjunto Augusto Franco, mais um curso de Gestão Pública para delegados do Orçamento Participativo e lideranças comunitárias. Realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Participação Popular, em parceria com o Nat (Núcleo de Apoio ao Trabalhador) e Coopermult, o curso que foi dividido em três módulos e obteve carga horária de 16 horas, reuniu no período cerca de 130 representantes dos distritos e sub-distritos da capital.
De acordo com a meta do programa, os participantes tiveram noções sobre formação de liderança, discussão da gestão participativa e direitos humanos, além de momentos que resultaram em exercícios de elevação da auto estima. A facilitadora Valéria Maia disse que a metodologia foi voltada para a parte da vivência. “Eles participaram de trabalhos em grupo, peças teatrais, dinâmica, etc. Nesse período todos puderam avaliar a importância de um trabalho de co-gestão, como também de contribuir com a transformação da sociedade”, disse a representante da Coopermult.
Manoel Messias de Santana, liderança comunitária do bairro Aeroporto e delegado do Orçamento Participativo, foi um dos participantes do curso de Gestão Pública realizado pela prefeitura no Augusto Franco. Assim como os demais, Manoel disse ter com essa experiência uma maior confiabilidade na administração pública municipal. “Estamos sentindo que podemos acreditar, afinal todos esses trabalhos realizados com a participação do povo, vem mostrar que a nossa importância foi reconhecida, que viram a nossa capacidade em contribuir com as mudanças em nosso conjunto, bairro e cidade”. Ainda durante o encerramento, André Moraes, morador do povoado São José, recitou um poema destacando a beleza e carência de sua comunidade. Os participantes também aproveitaram para retratar, através de cartazes, o cotidiano de cada local.
“Foi um trabalho muito bonito e o resultado surpreendeu a todos”, disse a diretora técnica do Orçamento Participativo, Maria Teles, na ocasião representando o secretário de Participação Popular, Sílvio Santos. Maria destacou a participação intensa de cada um dos inscritos. “Isso prova que a participação popular pode engrandecer qualquer sociedade, afinal com ela é elevada a auto estima, e consequentemente os direitos e deveres de cidadãos passarão a ser cumpridos”.
Os bairros Siqueira Campos, Industrial e Santa Maria foram outros que serviram como sede para a realização do curso. “Esse será apenas o início de uma série de trabalhos executados pela prefeitura e parceiros, em prol de um elo de ligação consistente entre o governo municipal e as comunidades de Aracaju”, afirmou a diretora do OP.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados