[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Skatistas e suas manobras radicais invadiram o fim de semana em Aracaju, quando aconteceu a segunda etapa do Circuito Qix Nordestino de Skate Amador 2007, que reuniu no último fim de semana, skatistas de várias categorias da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Um grande público prestigiou o evento e lotou a arquibancada do ginásio do Batistão para conferir o show de manobras dos melhores skatistas do nordeste. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).

O locutor da competição regional, acostumado a participar dos eventos desse tipo, gritava entusiasmado os interessantes nomes das manobras que faziam a talentosa garotada desafiar velocidade e gravidade, e sair do chão: ´frontside´ e ´backside air´, ´flip´, ´board slide´, ´ollie´, ´kickflip´, ´switchie´, ´fakie´ e ´reverse´, são algumas delas.

Após uma eliminatória com três baterias em cada categoria, juízes e público já sabiam que a etapa realizada na capital sergipana seria muito disputada. E não era pra menos, já que os skatistas de grande nível mostravam muito estilo ao pular as rampas com velocidade e ousadia, deslizando sobre os obstáculos que estavam na quadra do local.

Estado bem representado

Sergipe foi muito bem representado no circuito porque revelou o potencial de iniciantes e amadores que demonstraram amor pelo esporte. Entre os campeões, está a sergipana Elisângela Corujinha, que garantiu a medalha de primeiro lugar na categoria ´Feminino´, com sua base incrível de ´heelflip´, manobra que ela acerta em todas as rampas.

Na categoria ´Iniciante´, o campeão foi o sergipano Carlos Vieira e na categoria ´Amador II´, a revelação foi John Tarobinha, que ganhou a medalha de terceiro lugar representando Sergipe no pódio.

O fiscal do Circuito na capital sergipana, Julio Detefon, explicou que todos os anos mudam o número de etapas da competição. “Nesta segunda etapa, o circuito reuniu cerca de 170 skatistas, distribuídos nas categorias feminino, mirim, iniciante, amador I e amador II”, informou.

Uma das revelações da competição foi John Tarobinha, skatista sergipano de 19 anos, que competiu na categoria ´Amador II´. Tarobinha, conhecido pelo bom humor mesmo quando cai, há 6 anos realiza altas manobras nas pistas de skate de Sergipe e outros estados do Brasil e acumula 11 troféus e 5 medalhas, elogiou a organização desta etapa do circuito. “Esse ano a organização e estrutura do evento estão melhores. Os aparelhos estão sem defeito e as competições acontecem no horário previsto”, enfatizou.

Tarobinha lamentou o fato da competição ter sido transferida da pista Cara de Sapo, localizada na Orla de Atalaia, para o ginásio do Batistão. “Se fosse na Orla seria melhor, pois já conhecemos a pista. Mas o que importa é o incentivo do público e a conquista da medalha para Sergipe”, finalizou.

Importância do esporte

O Skate é, sem dúvida, um dos esportes radicais mais conhecidos atualmente. No Brasil o skate tem se desenvolvido a passos largos e os maiores ídolos são os campeões mundiais Bob Burnquist e Sandro Dias, mais conhecido como Mineirinho. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Alexandre Viana, o Brasil é a segunda maior potência do esporte no mundo, só ficando atrás dos americanos.

Nos últimos anos, o crescimento de seguidores do esporte, os campeonatos estão cada vez mais disputados. Esse fato trouxe um grande número de patrocinadores interessados em promover os eventos.

Além disso, tendo em vista que o skate não é considerado só um esporte, mas um estilo de vida, os principais skatistas ditam moda, movimentando milhões em produção de roupas, tênis e acessórios em geral, todos os anos e sua indústria é uma das mais prósperas do esporte no mundo.

Para Julio Detefon, Aracaju tem uma grande representatividade como uma cidade referência do skate, mas ainda tem dificuldade em conseguir patrocinadores que saibam dessa grande visibilidade e importância do esporte mundialmente. Segundo ele, Sergipe tem grandes nomes conhecidos e respeitados nos campeonatos brasileiros e internacionais, como Fabrício Santos, o ´Cara de Sapo´, Adelmo Júnior, o ´Juninho ET´ e o Lúcio Musquito.

“Esses três são os skatistas sergipanos que têm o respeito no mundo todo. Eles sobrevivem do esporte e sustentam suas famílias com suas manobras radicais. Eles são a prova de que esportes radicais, ainda que amadores, podem garantir o futuro dos jovens que se dedicam a eles”, finaliza o fiscal da segunda etapa do Circuito Qix Nordestino de Skate Amador 2007.

Confira a lista dos premiados:

Categoria Feminino:

1 – Elisangela Corujinha
2 – Patrícia
3 – Sabrina
4 – Tatiane
5 – Dominique
6 – Carol
7 – Dandara

Categoria Mirim:

1 – João Victor
2 – Jéferson Santos
3 – José Vieira
4 – Rafael
5 – Gabriel
6 – Heverton
7 – José Jadilson
8 – Ednaldo Dinho
9 – Luan Max
10 – Alan Santos

Categoria Iniciante:

1 – Carlos Vieira
2 – Luiz Miguel
3 – Deivison
4 – André
5 – Gustavo José
6 – Diego Fiel
7 – Wesley
8 – Alan Santos
9 – Alex
10 – Jonathan Pereira

Amador I:

1 – Anderson Neném
2 – Felipe Japa
3 – Suenio Campos
4 – Carlos Augusto
5 – Enio Gomes
6 – Thyago Costa
7 – Carlos Alexandre
8 – Albino Castro
9 – Elvis Veloso
10 – Emanuel Neo

Amador II:

1 – Bruno José
2 – Paulo Bernardo
3 – Jhon Tarobinha
4 – Thiago Ramos
5 – Paulo Sergio
6 – Emanuel Ferreira
7 – Charles Stareth
8 – Alisson Kbça
9 – Felipe Maxwell
10 – Vitor de Melo[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.