[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, vai sancionar, às 9 horas dessa quinta-feira, na sala de reuniões do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos, a lei que proíbe a cobrança em estacionamentos de universidades, shoppings e supermercados da capital. A determinação é resultado da luta dos integrantes do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Tiradentes (DCE/Unit) contra a taxa de R$ 1,50 por um período de quatro horas, além de R$ 0,50 adicionais por hora extrapolada, que vinha sendo cobrada por uma empresa especializada no estacionamento inaugurado no início deste ano pela Unit.

A lei aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, no último dia 17 de maio, foi uma proposição do vereador Élber Batalha Filho, procurado pelos estudantes para levar a causa adiante. Assim que o projeto passou na Câmara, o prefeito prontamente se comprometeu a sancioná-lo como lei. “Foi o movimento estudantil que me abriu os caminhos para a necessidade de ter uma ação política e eu jamais poderia deixar de sancionar um pleito que eu acho justo e que foi aprovado por unanimidade na Câmara”, disse Edvaldo Nogueira, que foi secretário do DCE da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nos anos de 1982 e 1983, e chegou a presidir a instituição entre 1983 e 1984.

O próprio DCE da Universidade Tiradentes e o vereador Élber Batalha Filho participaram de audiências com o prefeito para pedir a sanção da lei. “Depois de tantas batalhas, a lei foi finalmente aprovada e a gente não podia esperar outra coisa do prefeito senão seu apoio”, afirmou Danilo Segundo, presidente do DCE da Unit. De acordo com o vereador, o apoio de Edvaldo Nogueira já era esperado. “Eu contava com o apoio dele e fiquei muito feliz com a garantia de que a lei será sancionada”, falou Élber.

A luta pela aprovação da lei não foi fácil e chegou a ser interrompida quando a juíza Simone Fraga concedeu uma liminar impedindo que a Câmara votasse o projeto no seu terceiro turno, atendendo a um mandado de segurança impetrado pela Unit. A liminar foi caçada pela presidenta do Tribunal de Justiça, desembargadora Marilza Maynard. Os DCE´s da Unit e da UFS, os presidentes da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES) e União da Juventude Socialista (UJS), Natanael Leite e Carla Trindade, além de deputados estaduais e vereadores deverão participar do ato de assinatura da lei.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.