[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, recebeu esta manhã no gabinete da Secretaria Municipal de Administração (Semad) um grupo de alunos idosos do Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Eles vieram apresentar o IX Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituição de Ensino Superior e o VIII Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.

Os eventos serão realizados de 18 a 21 de outubro no Hotel Parque dos Coqueiros, sob o comando da professora Noêmia Silva, coordenadora do Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade. “Vamos envolver nossos idosos e técnicos para qualificar ainda mais o trabalho que estamos realizando”, disse o prefeito.

Cerca de 15 vagas do encontro, que prevê a participação de mais de 600 pessoas de todo o Brasil, serão destinadas aos profissionais da prefeitura e membros do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos.

“A melhor idade merece nossa total atenção pela experiência de vida que representam, mas também pelo direito que a própria legislação lhes garante”, acrescentou Marcelo Déda, ao afirmar que a prefeitura vai estudar maneiras de patrocinar o evento.

De acordo com Marcelo Déda, o evento será fundamental para ajudar na produção de políticas públicas que agreguem ainda mais valor ao trabalho direcionado aos idosos já desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“Nós estamos recebendo contribuições de temas para debate de todo o Brasil e ao final do evento vamos produzir a Carta de Aracaju com todas as metas e tudo o que for decidido”, explicou a professora Noêmia Silva. O chefe de gabinete do prefeito, Oliveira Júnior, também participou da audiência.

O Núcleo de Pesquisas

O Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade da UFS existe desde 1998. A partir dele, foi implantado em 2002 o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, que já atinge 150 universidades públicas brasileiras e beneficia milhares de idosos em todo o país.

Em Aracaju, o programa tem 140 alunos. Destes, 80 freqüentam disciplinas de cursos regulares da UFS. Os outros participam de cursos de alfabetização e informática básica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.