CONHEÇA NOSSA LOJA!
Prefeito prestigia assinatura de contrato para implantação de nova plataforma de petróleo em Sergipe

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, prestigiou hoje à tarde a assinatura de contrato de afretamento da plataforma que vai para o Campo de Piranema – localizado no litoral Sul de Sergipe. Na solenidade, que foi realizada no auditório da Petrobras em Aracaju, foi passado um filme que expôs o projeto da plataforma desenvolvido pela Petrobras.

O contrato, assinado por representantes da empresa Sevan Marine e pelo presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, confirma a chegada da plataforma para o mês de agosto de 2006. No evento, Eduardo Dutra explicou as fases do projeto que vai trazer uma grande evolução de investimentos no setor, além de salientar que a revista “Brasil e Energia” traz na capa a notícia de que a plataforma virá para Sergipe.

Ressaltando a importância da nova plataforma a ser explorada em Sergipe, o prefeito Marcelo Déda destaca: “Com o contrato, a Petrobras inicia na prática o preparativo dos grandes investimentos que vão ser aportados no Campo de Piranema. Sergipe vai ter um aumento de 50% na sua produção de petróleo. Há algum tempo, a gente ouvia falar que a Petrobras ia reduzir os investimentos em Sergipe a cada ano e que estávamos nos tornando uma região onde vinha diminuindo a produção de petróleo. Com esse novo campo, o nosso Estado retoma a sua importância entre os estados produtores de petróleo”.

Como essas ações só reafirmam os interesses da Petrobras em investir em Sergipe, gerando empregos, Marcelo Déda garante que este é, sem dúvida, o mais importante investimento que o Estado recebe nos últimos anos. “É uma notícia extraordinária. E eu quero aqui cumprimentar o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, por essa capacidade e competência tecnológica de descobrir esse poço e colocar em operação”, disse.

Segundo o prefeito de Aracaju, o trabalho de José Eduardo Dutra na Petrobras é fundamental para o povo sergipano. “Tenho certeza de que Dutra tem a noção da importância de um investimento como esse pra Sergipe. E ele estimula e lidera essa ação da Petrobras, além de não considerar Sergipe como uma área em extinção com relação a exploração de petróleo, como alguns consideraram no passado”, afirma.

Ao relatar como funciona o novo campo, o presidente José Eduardo Dutra contou com alegria que esta é a primeira plataforma com casco redondo do mundo, mostrando que este é um projeto pioneiro e um ato histórico para a Petrobras, Sergipe, e a indústria petrolífera do mundo. “É um projeto pioneiro e fundamental para a economia sergipana. Agradeço ao presidente Lula por presidir a maior empresa do Brasil e uma das maiores do mundo. Parabenizo a todos aqueles que trabalharam para tornar realidade esta idéia tão importante para o Estado de Sergipe e para o país”, disse Dutra, acrescentando que a Petrobras está sempre antenada para contribuir com as mudanças no Brasil.

Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário de Estado da Infra-estrutura, Luís Durval, representando o governador João Alves Filho, o senador Antonio Carlos Valadares, os deputados estaduais Ulisses Andrade, Francisco Gualberto e Fabiano Oliveira. Além destas personalidades, também foram prestigiar o evento secretários municipais, prefeitos de diversos municípios de Sergipe e alguns vereadores.

A plataforma SSP 300

Em construção desde setembro de 2004, no estaleiro de Yantai Raffles, na China, a plataforma SSP 300 terá ponto fixo a 37 quilômetros de Aracaju, produzindo óleo de característica leve, e será alugada à Petrobras. A plataforma se assemelha a um navio, só que com geometria de casco cilíndrico, não navegável e menos sujetia aos impactos das condições de mar e vento. Além de uma maior estabilidade e capacidade para estocar a produção em tanques de parede dupla, permitirá operações de offoading.

Gerando cerca de 350 empregos diretos e indiretos, o novo campo será responsável pela elevação em 50% dos royalties e tributos pagos pela Petrobras a Sergipe. De acordo com o gerente geral da Petrobras para Sergipe e Alagoas, Eugênio Dezen, esse contrato representa a capacidade de se produzir mais 30 mil barris de petróleo por dia em Sergipe. “Nós saímos de uma produção de 40 mil e vamos pra uma produção de 72 mil barris de óleo por dia em agosto de 2006. Este é o projeto que vai incrementar R$ 800 milhões em impostos a serem pagos aqui no Estado”, afirmou Dezen.

O diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrela, garantiu que a inovação faz parte da rotina da Petrobras. “Por isso é uma empresa de padrão internacional que opera projetos de grande porte. Este é um momento importante para a Petrobras, porque estamos realizando um projeto que abre perspectivas, por ser o primeiro a explorar em águas profundas no nordeste brasileiro”, contou o diretor.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados