[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, participou no final da tarde de ontem, dia 26, de uma reunião com diretores da Petrobras e líderes comunitários do conjunto Beira Mar e adjacências, para definir a implantação do Plano de Contingência da localidade.
O conjunto Beira Mar está localizado nas proximidades da Unidade de Tratamento e Processamento de Fluídos (UTPF) da Petrobras, sendo considerada uma área de risco. O Plano de Contingência discutido na reunião inclui ações de evacuação do local em caso de acidente, como: placas de sinalização; orientação aos moradores; rotas de fuga; entre outras medidas.
Marcelo Déda também ouviu as reivindicações dos moradores do Beira Mar que solicitaram uma fiscalização mais rigorosa em relação às construções irregulares nas proximidades do conjunto, e o mais perigoso, em áreas onde passam dutos da Petrobras.
Segundo o prefeito, em relação às construções irregulares, já está sendo feito um planejamento urbano pela Prefeitura de Aracaju nas áreas de expansão, na qual se enquadram o Beira Mar e conjuntos vizinhos. Déda revelou que essa situação é um problema grave que causa algumas implicações, mas que certamente a administração municipal irá reprimir essas ações.
Quanto ao Plano de Contingência, Déda garantiu que a Prefeitura de Aracaju estará disponibilizando técnicos da administração pública para se agregar ao trabalho do plano. “Estaremos integrado com o plano de contingência”, afirmou o prefeito.
“Quero registrar o compromisso do município. Estamos dispostos a assumir a nossa parte no plano de contingência”, ressaltou Déda. “Só preciso saber o que vai competir à Prefeitura de Aracaju”, disse o prefeito.
De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Santa Tereza, Manoel Messias de Santana, desde 1989 foi elaborado um projeto de abertura de uma via que ligava o Santa Tereza com o Beira Mar, que enquadra-se no plano de contingência da área, mas sempre havia um entrave. Porém, o líder comunitário diz acreditar que a presença do prefeito na reunião faz com que as probabilidades da Prefeitura de Aracaju cumprir a sua parte no processo sejam enormes.
Ainda estiveram presentes na reunião o presidente da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos -, Osvaldo Nascimento, o diretor de Obras da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização -, Gilson Ramos, o diretor da Defesa Civil do Estado, Nicanor Moura, além de representantes da comunidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.