[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Sob o slogan “Como é bom viver aqui”, o prefeito Marcelo Déda lançou no final da tarde de ontem a intensa programação que comemora durante quase todo o mês de março os 149 anos da cidade de Aracaju, no dia 17 de março. O prefeito destacou a história de luta do povo sergipano e contou um pouco da história da cidade. “Ao longo de 149 anos Aracaju se afirmou não apenas no seu traçado urbanístico, mas na vida comunitária e na própria construção de sua história pela libertação com a luta contra a ditadura em 1924 e pelas Diretas Já em 1984”, lembrou. Durante a coletiva de imprensa realizada na Galeria de Artes Álvaro Santos, foi aberta a exposição de fotógrafos sergipanos intitulada Aracaju Hoje.

“Este é um momento para a cidade refletir sobre sua história e debater sobre seu futuro. É um momento de confraternização, de alegria, de comemoração, principalmente para a elevação da auto-estima de nosso povo e de nossa sergipanidade”, destacou o prefeito. “A criação de Aracaju, sua história e seu processo de desenvolvimento com a bravura e a rebeldia de seu povo consolidam a tradição de enfrentar as dificuldades e o desafio de transformar sonhos em realidades”, afirmou.

As grandes atrações da festa, que será realizada na praça de eventos Hilton Lopes nos dias 17 e 19, serão o cantor Milton Nascimento e a Orquestra Sinfônica da Petrobras sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky e acompanhada do pianista brasileiro Wagner Tiso, respectivamente. “Vamos quebrar preconceitos como já havíamos feito em 2001, quando trouxemos o Balé Municipal do Rio de Janeiro, e levar a cultura erudita para o povo”, frisou o prefeito. Medalhas da Ordem do Mérito Serigy e do Mérito Cultural Ignácio Barbosa serão entregues a personalidades sergipanas e os moradores do bairro São Carlos receberão 200 títulos de propriedade para a regularização fundiária da região.

Será realizada ainda uma série de importantes inaugurações de obras aguardadas com expectativa pela comunidade. Além da programação esportiva com um dia inteiro de atividades na nova orla do bairro Industrial, a Corrida da Cidade e a tradicional Gincana de Pesca, várias ações na área social serão concretizadas. Algumas delas são o lançamento do Programa de Combate à Exploração Sexual Infantil, a entrega das novas sedes dos conselhos tutelares e a inauguração da sala de apoio e estímulo aos deficientes visuais.

Sesquicentenário

Foi deflagrado hoje o início do processo de comemoração do 150º aniversário da capital sergipana, que desde já conta com uma comissão responsável por mobilizar diversos setores da sociedade para a realização de uma grande e abrangente festa. “Desde já precisamos de toda a população envolvida na construção da festa que marcará os 150 anos da melhor cidade para se viver do Brasil”, conclamou Marcelo Déda.

Durante a solenidade na Álvaro Santos o prefeito fez o lançamento dos concursos para escolha dos hinos da cidade e do sesquicentenário, além de um outro que definirá a logomarca dos 150 anos da capital sergipana.

A comissão que cuidará da festa é composta pelo vice-prefeito Edvaldo Nogueira, por Ana Medina (chefe de cerimonial, representando o gabinete do prefeito), pelos secretários municipais Oliveira Júnior (Governo), Milton Alves (Comunicação), Tânia Soares (Funcaju), Rosangela Santana (Educação) e Lúcia Falcón (Planejamento), pelo presidente da Câmara de Aracaju, vereador Sérgio Góes, pela representante do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS), Terezinha Alves de Oliva, pelo jornalista José Eugênio de Jesus (presidente da Associação Sergipana de Imprensa), por José Anderson Nascimento (Academia Sergipana de Letras), Antônio Bitencourt e João Costa, representantes das universidades Tiradentes e Federal de Sergipe, respectivamente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.