[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito Edvaldo Nogueira foi inspecionar neste sábado, dia 29, o bairro Santa Maria, após as torrenciais chuvas que caíram na cidade durante a última sexta-feira. Acompanharam o prefeito de Aracaju o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), engenheiro Valmor Bezerra; o secretário Chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg; e também o engenheiro responsável pelas obras do bairro, Holon Celestino. Em torno de 35 a 40 metros do canal construído cedeu e a água espalhou uma grande quantidade de barro na avenida principal.

O prefeito percorreu as ruas da comunidade verificando os estragos causados pelas águas e determinou a urgente recuperação do que foi danificado. Além disso, enviou uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para fazer um diagnóstico das condições das famílias que moram próximas aos locais de risco e também uma avaliação da necessidade ou não de retirá-las do local.

Já neste domingo, dia 30, a empresa responsável pela obra inicia os trabalhos de recuperação, retirando as defensas e o gabião do canal que tombou, para logo em seguida refazer a parte do canal prejudicada. Segundo o presidente da Emurb, Valmor Bezerra, as obras do Santa Maria são em duas fases. A primeira foi concluída com a macrodrenagem do morro do Avião, com a construção de 10 piscinões e o plantio de vegetação para conter as águas, além da drenagem e pavimentação das ruas do conjunto Padre Pedro, onde a situação é estável. “A segunda fase da obra começaria agora, no inverno, com a intensificação do plantio de vegetação no cimo do morro para a contenção das águas”, diz Valmor. Além disso, já na terça-feira, dia 2, a Prefeitura começa a recuperar a via danificada.

Assistência às famílias

A equipe da Semasc esteve durante toda a tarde e parte da noite deste sábado no bairro, inspecionando a situação das famílias que moram em locais onde possam haver desabamentos e inundações. Três famílias foram retiradas do local e está previsto para o domingo a retirada de mais 11 famílias. Elas estão sendo levadas para um galpão anexo ao Centro de Referência de Assistência Social do Santa Maria e receberão toda a assistência da PMA.

Como a chuva continua caindo forte no bairro, alguns lugares estão com difícil acesso, a exemplo do Loteamento Marivan. A equipe de Assistência Social e Cidadania prevê para este domingo a abordagem dos moradores desta comunidade.

Segundo a diretora de Assistência Social, Edvaneide Souza Paes Lima, a situação apresenta cuidados, mas não se compara com as dos anos anteriores. “Qualquer chuvinha significava uma verdadeira tragédia neste bairro. Se não fossem as obras realizadas estaríamos vivendo momentos muito mais dramáticos”, desabafa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.