[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“A população de Aracaju vai começar a ver um atendimento internacional na área médica”. Foi com essa definição que o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, inaugurou na tarde de hoje, dia 25, no CIC – Centro de Interesse Comunitário -, o SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência -, serviço inédito em Sergipe e que conta com um trabalho qualificado e especializado nos casos de urgência médica.
Antes de discursar o prefeito Marcelo Déda ouviu atentamente a apresentação do SAMU feita pelo coordenador do serviço, Márcio Barreto, que explicou todo o seu funcionamento.
O SAMU contará com 90 profissionais, com uma equipe diária de três médicos, uma enfermeira e quatro auxiliares de enfermagem especializados no atendimento de urgência disponíveis para qualquer eventualidade durante as 24 horas do dia.
Através do número 192, quatro linhas telefônicas acionadas dia e noite estarão disponíveis para a população no que se refere ao socorro de vítimas graves, ao transporte de pacientes acamados e àqueles que necessitem de um atendimento mais especializado.
O SAMU conta com nova frota de veículos, sendo quatro UTI’s móveis, duas de suporte básico e duas avançados, seis ambulâncias de remoção simples e dois carros tipo Kombi para o transporte assistencial de pacientes que necessitem de hemodiálise, quimioterapia e fisioterapia, num investimento de R$ 900 mil. Em apenas 16 dias de funcionamento, o serviço já registrou 366 atendimentos.
Segundo Marcelo Déda, o SAMU será um grande instrumento a favor da vida do povo de Aracaju. O prefeito destacou o padrão internacional do atendimento. “O que o SAMU irá oferecer ao aracajuano é o que nós só podemos ver nas corridas de carros e naqueles ‘Anjos do asfalto’ em São Paulo”, comparou.
“A população carente de Aracaju nunca sonhou em ter um serviço como esse. Estamos transformando o atendimento de saúde no município”, disse o prefeito. Ainda durante a inauguração do SAMU, Déda fez um rápido balanço de sua administração.
Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, o secretário municipal de Participação Popular, Márcio Macedo, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hélio Ferreira dos Santos, além dos conselheiros municipais de Saúde e lideranças populares.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.