[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O atendimento de saúde nas áreas de urgência e emergência ganhou na noite de ontem mais um grande reforço na capital com a inauguração do Hospital de Pronto-Socorro Municipal da Zona Sul Desembargador Fernando Franco. A obra, entregue à comunidade pelo prefeito Marcelo Déda, tem 20 leitos para internação de até um dia – (Day Hospital) – e capacidade para realizar pequenas cirurgias de média complexidade, atendendo a um público estimado em 120 mil pessoas por ano.

Somados 33 leitos do Hospital de Pronto-Socorro Dr. Nestor Piva, inaugurado na última sexta-feira na avenida Maranhão, os 53 leitos e 300 profissionais que trabalharão nas duas unidades vão permitir que quase 250 mil aracajuanos usufruam o novo sistema 24 horas anualmente. “Em 151 anos de história, Aracaju nunca teve um hospital municipal e agora tem dois. Este é o resultado de uma administração que, desde o seu primeiro momento, escolheu trabalhar para o povo, especialmente o povo mais pobre”, frisou o prefeito.

Assim como o Nestor Piva, o pronto-socorro Fernando Franco vai trabalhar integrado ao Samu para atender os pacientes nas áreas vermelha, amarela e verde, de acordo com a gravidade de cada caso. Futuramente, até exames de raios-X poderão ser feitos na nova unidade hospitalar que consolida definitivamente o projeto vitorioso de municipalização da saúde pública da capital e marca a revolução na área realizada pelo prefeito, o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, e toda sua equipe.

“Estes cinco anos e três meses foram, sem dúvida, a maior experiência política de minha vida e eu saio tranqüilo porque sei que se não fiz tudo o que quis, fiz tudo o que pude com muita qualidade e olhando primeiro sempre para quem mais precisa”, enfatizou Marcelo Déda, que nesta sexta, dia 31, transfere o cargo para o vice-prefeito Edvaldo Nogueira como determina a legislação eleitoral.

O Samu, os cinco Centros de Apoio Psicossocial (CAP’s), a Farmácia Popular implementada em parceria com o governo federal, a reforma e ampliação de todas as Unidades de Saúde da Família e a construção de 13 novas, o novo Centro de Reabilitação e Especialidades Médicas (Cemar) no bairro Siqueira Campos, e os convênios com hospitais são algumas das maiores vitórias do povo aracajuano na saúde. O resultado deste trabalho pode ser visto na melhoria real da qualidade de vida da população e na redução da mortalidade infantil em 35%.

“Eu não me preocupei com obras de fachada faraônicas, mas com aquelas que realmente servem para mudar a vida das pessoas para melhor”, enfatizou o prefeito Marcelo Déda. “Vamos continuar este trabalho porque vai mudar o prefeito, mas não mudam os compromissos radicais que assumimos desde 2000 com a população. Depois que forem devidamente desinfectados, os dois Hospitais de Pronto-Socorro estarão funcionado a pleno vapor a partir do próximo dia 3 de abril.

O secretário de Saúde Rogério Carvalho, que também se desincompatibilizará por causa da legislação eleitoral, agradeceu ao prefeito pela oportunidade e a todos os seus colegas secretários e equipe pelo empenho. “O prefeito Marcelo Déda tem uma posição decidida em favor dos mais pobres e dos interesses da cidade e com seu apoio convicto fizemos uma revolução na saúde para dar mais segurança, conforto, dignidade e respeito ao povo de Aracaju”, declarou.

A homenagem a Fernando Franco

A família do homenageado desembargador Fernando Franco participou da inauguração. “Eu não poderia deixar de demonstrar publicamente nossa sincera gratidão e profundo agradecimento por esta obra que dignifica o nome de meu pai. O prefeito Marcelo Déda e sua equipe já conseguiram fazer muito nos últimos anos e eu tenho a certeza de que vão poder fazer ainda mais”, declarou Carlos Augusto Franco.

Para Marcelo Déda, o ex-deputado estadual que chegou a ser até governador do estado interinamente é digno da homenagem proposta pelo presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, José Ramos da Silva, e acatada por ele de imediato. “O desembargador Fernando Franco é um homem que construiu com seriedade e carinho uma bela trajetória em Sergipe e nada melhor do que eternizar seu nome numa obra de indiscutível vocação social como esta”, falou.

A banda carioca Exaltasamba animou a inauguração, que foi prestigiada pelo vice-prefeito Edvaldo Nogueira e sua esposa, Indira Amaral; pelos familiares do homenageado Célia Franco, deputada estadual; José Franco, prefeito de N. Sra. do Socorro e outros; pelos prefeitos Pedro Barbosa (Boquim) e Raimundo Moraes (N. Sra. de Lourdes); o vice-prefeito de Japaratuba e coordenador da Funasa, Hélio Sobral; os deputados estaduais Jorge Araújo, Francisco Gualberto; Mardoqueu Bodano e Belivaldo Chagas; os vereadores Emmanoel Nascimento e Pedrinho Andrade, vereadores e secretários de Saúde do interior; secretários municipais de Aracaju e outras autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.