[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Quando são dadas as oportunidades, a juventude pode revelar o que há de mais belo; a criatividade e a garra de todo o povo brasileiro”. Foi com estas palavras que o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, resumiu na manhã de hoje, dia 31, o sentimento de todos os presentes à inauguração do Centro de Convivência do Adolescente na Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral, no bairro Industrial.
O espaço é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Aracaju, o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância – e da Seed – Secretaria de Estado da Educação, Desporto e Lazer -, através do convênio nº 07/2002.
De acordo com a coordenadora do centro, Ana Lúcia Rodrigues Passos, o centro de convivência visa a assistência multidisciplinar e integral à saúde do adolescente. “Precisamos trabalhar com eles todos os fatores de risco a que eles estão sujeitos, como prevenção à gravidez precoce, às DSTs, em especial à Aids, além da evasão escolar e incentivo a criatividade artística”, disse ela.
Para Ana Lúcia, o centro era um sonho antigo que se transformou em realidade. “Esta semente foi lançada em 1989 pela Dra. Estela e este é o início de um longo caminho que temos a percorrer. Nossos adolescentes estavam praticamente sem assistência e, para eles, é necessária assistência integral”, disse Ana Lúcia.
A cerimônia começou com o aluno Hipólito Pereira, que declamou a poesia intitulada “Adolescência”. Em seguida, um grupo de adolescentes apresentou a Oficina “Projeto de Vida”, que trata das questões sociais que envolvem os jovens do país. Houve também números musicais.
O descerramento da placa foi feito pelo prefeito, pela secretária de saúde do estado, Marta Barreto, pelo secretário municipal de saúde, o médico Rogério Carvalho, pelo coordenador do Programa de Saúde da Criança da SMS, Byron Emanuel Ramos, e pela representante do Unicef, Reiko Niimi.
O secretário municipal de saúde, Rogério Carvalho, agradeceu o apoio de todos os parceiros na ação e falou sobre a satisfação de inaugurar o centro. “É em momentos como este que renovamos a energia para continuar com o duro trabalho da administração municipal”, disse. “Nosso grande mérito é saber ouvir as necessidades da comunidade, e este centro deve integrar a rede de atendimento às crianças e adolescentes do município de Aracaju”, completou.
A representante do Unicef, Reiko Vieira, também falou sobre a alegria de inaugurar o centro. “Hoje é um dia muito feliz porque a minha primeira visita a Aracaju e a Sergipe, acontece num momento em que o município se integra ao estado”, disse. Para ela, o papel do Unicef é estimular a integração das políticas públicas em benefício da comunidade.
O prefeito Marcelo Déda também falou sobre a integração. “Mesmo que as dificuldades se multipliquem por dez, temos de enfrentar o desafio, e a saída é a articulação”, disse.
A secretária de saúde do estado, Marta Barreto, fez um discurso emocionado e, assim como o coordenador do Programa de Saúde da Criança da SMS, o médico Byron Ramos, ressaltou os avanços nas parcerias entre município e estado.
Estiveram também presentes à cerimônia a secretária municipal de assistência social e cidadania, Ana Côrtes; a oficial de comunicação do Unicef, Patrícia Portela; a oficial de projetos BA/SE do Unicef, Vilma Cabral; a diretora da Escola Barreto Sobral, Maria Conceição Resende dos Santos; o diretor da escola, José Gomes dos Santos Júnior; a diretora do Posto de Saúde D. Sinhazinha, Alice Maria Queiroz; a vice-presidente da Associação Sergipana de Adolescência; a representante da ONG Missão Criança, Maria Luci Silva; o coordenador da Rede Cidade Criança, Rubens Cláudio; e a coordenadora da divisão de creches da Smasc, Ângela Bezerra.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.