[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ao final da tarde de hoje, às 18 horas, Aracaju passa a contar com mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) reestruturado, o David Capistrano, localizado na praça Durval Andrade, nº 222, Atalaia. A inauguração da reforma e modernização do Caps integra mais uma grande obra entregue pelo prefeito Edvaldo Nogueira aos aracajuanos em comemoração aos 152 anos da capital. O retorno das atividades está previsto para próxima segunda-feira, dia 2, através das ações do Programa Saúde Mental, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que atende 400 usuários do Centro.

O prédio foi totalmente reformado e adequado para atender melhor aos pacientes com transtorno mental moderado e grave. Além da reestruturação no serviço, houve nesse período de reforma a capacitação dos profissionais que atuam no Centro, através de oficinas e consultoria. Desde o início desta semana, os funcionários trabalham na reestruturação do serviço, reavaliando o projeto terapêutico do Caps, revendo prontuários e reorganizando os arquivos e o quadro de serviços para o ano de 2007.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Camille Arruda, a reforma de adequação no Centro se efetiva em três dimensões de cuidado com o serviço. “Primeiramente, na reforma da estrutura física do prédio, que vai proporcionar mais humanização no cuidado. Segundo, no cuidado ao trabalhador, com a realização de um cronograma de oficinas de consultoria, para qualificação do serviço e organização no ambiente de trabalho. E por último, na reorganização do fluxo de atendimento do Caps David Capistrano, já que estamos num momento de repensar a rede”, explica Arruda.

Ela explica ainda que o cuidado não deve se restringir apenas ao usuário, mas também aos próprios profissionais do Centro, que a partir de agora passarão a desenvolver as atividades em um ambiente mais harmonioso e melhor organizado. Atualmente, 43 profissionais atuam no Caps David Capistrano, entre psiquiatras, psicólogos, assistente social, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, terapeutas ocupacionais, oficineiros e serviços gerais.

Para a coordenadora do Núcleo de Logística (Nulog), Natividade Abril da Costa, o bem-estar do profissional é fundamental para o bom desenvolvimento dos pacientes. “A preocupação em trazer bem estar aos funcionários é gerar esse bem estar também aos usuários. Além da preocupação com a estrutura física, analisada e reestruturada para melhor atender os nossos pacientes”, explica a coordenadora.

Ela ressalta ainda a adequação e construção dos Caps é uma marca na administração do prefeito Edvaldo Nogueira. “Antes esses pacientes eram tratados em manicômios, agora são tratados como pacientes especiais e convivem com a sociedade, facilitando o desenvolvimento do tratamento”, comenta Natividade Abril.

O local conta com consultórios, sala de acolhimento, repouso e reunião, três salas para oficinas, administração, recepção, copa e banheiros para funcionários, além de banheiros destinados aos pacientes, de acordo com as normas da RDC n° 50, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atender as necessidades dos usuários.

Veja mais…

Hoje tem ´Arte em Toda Parte´ no Santos Dumont[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.