[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, reinaugurou no início da noite dessa sexta-feira, dia 30, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano, com a obra de reestruturação, reforma e modernização do espaço que fica na Atalaia. O local foi adequado para atender melhor aos usuários com transtorno moderado e grave.

Realizaram o descerramento da placa da obra, o prefeito, a secretária municipal de Saúde, Lêda Lúcia Couto de Vasconcelos, o secretário de Governo, Sílvio Santos, e a promotora de Justiça Berenice Andrade de Melo. Também estiveram presentes na ocasião o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Barbosa; o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone; a coordenadora da Rede de Saúde Mental do estado, representando o governador Marcelo Déda, Ana Raquel Santiago; entre outras autoridades municipais e estaduais.

A secretária Lêda Lúcia destacou que a reestruturação é fruto da necessidade adquirida por conta da falta de energia que o ambiente passava no início do ano. “Nós nos comprometemos com a equipe do Caps que iríamos resignificar esse espaço. A gente pode verificar que agora esse local está pulsando, transbordando de energia e vida. É um símbolo em que a luta antimanicomial está viva e vai continuar cada vez mais forte em nosso município”, comentou.

Para a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Camille Arruda, o essencial é promover saúde e o ambiente está agradável. “Acreditamos que melhorando a ambiência física, estrutural e adequando às necessidades do usuário, a gente começa a promover saúde”, disse Arruda.

Em seu discurso, o prefeito enfatizou que vai buscar fazer em dois anos tudo que o atual governador de Sergipe, Marcelo Déda, fez em cinco anos. Também ressaltou que é de extrema importância projetos como o do Caps. “É um compromisso da minha geração com a população, levar saúde e qualidade de atendimento com os recursos necessários. Acabamos com os manicômios e estamos desenvolvendo um grande trabalho com os Caps. Espero que todos os usuários possam ser atendidos da melhor forma possível e possam ter uma vida digna”, informou Edvaldo Nogueira.

Logo após a solenidade de reinauguração, o grupo Iacema encenou uma peça e a banda Naurêa animou a praça com o show. Além disso, foi montado um bazar que é resultado dos trabalhos manuais desenvolvidos pelos usuários do Caps David Capistrano nas oficinas terapêuticas.

Reforma

O prédio foi totalmente reformado e adequado para atender melhor aos pacientes com transtorno mental moderado e grave. Além da reestruturação no serviço, houve nesse período de reforma a capacitação dos profissionais que atuam no Centro, através de oficinas e consultoria. Desde o início desta semana, os funcionários trabalharam na reestruturação do serviço, reavaliando o projeto terapêutico do Caps, revendo prontuários e reorganizando os arquivos e o quadro de serviços para o ano de 2007.

O local conta agora com consultórios, sala de acolhimento, repouso e reunião, três salas para oficinas, administração, recepção, copa e banheiros para funcionários, além de banheiros destinados aos pacientes, de acordo com as normas da RDC n° 50 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atender as necessidades dos usuários.

Veja mais…

Prefeito entrega hoje mais uma obra aos aracajuanos[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.