CONHEÇA NOSSA LOJA!
Prefeito e ministro assinam convênio para implementação do Consórcio Social da Juventude

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No final da tarde de hoje, na sede da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), o prefeito Marcelo Déda e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, assinaram um convênio para promover e inserir jovens, que já vêm sendo qualificados, no mercado de trabalho através do Consórcio Social da Juventude de Aracaju e da grande Aracaju.

Também assinaram o documento a presidente da sociedade Eunice Weaver, Maria Auxiliadora Vasconcelos e o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano. Como testemunhas, assinaram o procurador geral de Justiça do Ministério Público, Luiz Valter Ribeiro, e o deputado federal Jackson Barreto.

A partir da assinatura do convênio será efetivado um protocolo de intenções com diversas empresas e entidades, parceiras no programa, para a conseqüente inserção no mercado de trabalho. Dentre as entidades parceiras estão a Indústria Têxtil Itatiba, Unit, Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Trust, Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros, Banco do Nordeste, G. Barbosa, Construtora Celi e Caixa Econômica Federal.
“A visita do ministro do Trabalho foi extremamente positiva. De um lado, serviu para que os servidores do ministério em Sergipe, empregadores e as classes trabalhadoras sergipanas pudessem trocar idéias numa reunião pela manhã. Por outro lado, porque aproxima o ministro do trabalho que se realiza nas atividades fins do ministério”, salientou o prefeito Marcelo Déda, em seu pronunciamento.

NOVAS PERSPECTIVAS
Segundo o prefeito, essa iniciativa tem uma importância singular na abertura de novas perspectivas para a juventude, representando um apoio decisivo na construção de alternativas para gerar emprego e renda, aliado à valorização da mão de obra através da capacitação. “Nós pudemos constatar o valor do programa Primeiro Emprego através das demonstrações de alegria, articulação e capacidade de intervenção dos jovens que participam do programa. Essa é uma transformação que está sendo proporcionada na sua gestão através de um programa que, no início foi incompreendido, mas que já demonstra toda a sua eficácia através de sua nova formatação”, afirmou Marcelo Déda.

O prefeito também relatou ao ministro todo o investimento feito pela PMA em capacitação desde a sua primeira gestão, já alcançando o montante de 23.621 pessoas qualificadas desde 2001. “Poderíamos ter qualificado cerca de 35 mil pessoas se, nos últimos três anos, não tivéssemos deixado de receber os recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) que são enviados do ministério para o governo do Estado e deveriam ser repassados para o município”, revelou o prefeito.

Segundo Marcelo Déda, todos os cursos de qualificação executados atualmente pelo município são financiados com recursos próprios. “Nós nos empenhamos na construção de uma política pública de trabalho e emprego conseqüente e eficiente. Nós temos em nosso Banco de Emprego 5.624 pessoas cadastradas, dessas, foram encaminhadas esse ano 1.087 pessoas, sendo conseguidos 384 postos de trabalho. Ainda é pouco, mas já é uma vitória em relação a inexistência de iniciativas dessa natureza”, salientou Déda.

REIVINDICAÇÃO
Finalizando o seu pronunciamento, o prefeito fez uma reivindicação ao ministro Luiz Marinho referindo-se ao projeto, que já se encontra no ministério, de criação do Centro Público de Economia Solidária, no bairro Santa Maria.
“A parte das obras físicas nós já resolvemos através de uma parceria com a Petrobras, viabilizada por José Eduardo Dutra enquanto era presidente da empresa, mas estamos sem dinheiro para comprar os equipamentos que serão utilizados na capacitação, na formação de mão de obra, estimulação de empreendedorismo, dentre outras atividades”, descreveu Déda. “Nós gostaríamos que o senhor avaliasse esse projeto com carinho e desse mais essa força para uma das comunidades mais carentes de Aracaju”, completou.

No final do seu discurso, o prefeito fez questão de prestar uma homenagem ao ministro Luiz Marinho entregando-lhe uma das medalhas cunhadas na Casa da Moeda por ocasião dos 150 anos de Aracaju. “Essa é uma homenagem à sua atuação histórica no sindicalismo brasileiro e sua eficaz atuação no ministério”, declarou Marcelo Déda.

PRIORIDADES E COMPROMISSO
Já o ministro Luiz Marinho, ao discursar, fez um detalhado relato dos programas desenvolvidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego nas suas diversas frentes de atuação, dos resultados obtidos nos 32 meses do governo Lula como a diminuição da taxa de desemprego, a execução eficiente de diversos projetos e a meta de continuar avançando no crescimento econômico da atividade produtiva e na qualificação de mão de obra. “Nós também temos grande preocupação com os aspectos sociais diretamente relacionados com o crescimento da economia brasileira. É nessa linha que pretendemos continuar avançando”, frisou o ministro.

Em relação à reivindicação do prefeito, o ministro Luiz Marinho se comprometeu em avaliar de forma criteriosa o projeto do Centro Público de Economia Solidária e fez questão de ressaltar a importância do convênio assinado. “O Consórcio Social da Juventude faz parte do elenco de prioridades do governo Lula e conta com todo o nosso empenho”, afirmou.

Participaram da solenidade o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, o senador Antônio Carlos Valadares, o deputado federal Jackson Barreto, os deputados estaduais Ana Lúcia e Francisco Gualberto, os prefeitos dos municípios de Capela, Barra dos Coqueiros e Poço Verde, respectivamente, Manoel Messias Santos (Sukita), Airton Martins e Antônio Dória, o vereador Iran Barbosa, além de secretários municipais, do superintendente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, do superintendente do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento, dentre outras personalidades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados