[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, esteve na tarde de hoje, segunda-feira, reunido com o secretário do Estado da Educação, José Fernandes Lima, discutindo melhorias na educação municipal. A audiência aconteceu no gabinete do secretário. “Já estava planejada esta visita ao professor Lima. Eu tenho por ele uma grande estima e consideração. Ele que foi reitor da Universidade Federal de Sergipe, universidade na qual eu estudei, tinha assumido a Secretaria de Educação e eu ainda não tinha podido fazer uma visita para parabenizá-lo e desejar que ele realize um extraordinário trabalho”, afirmou Edvaldo.

Um dos pontos discutidos foi o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “É um resultado que chama a atenção de todos nós e que temos que tomar medidas para melhorar a performance da educação. O município hoje investe R$ 110 milhões por ano na área. Nós temos escolas de boa qualidade, assim como a merenda escolar também. Além disso, os salários dos professores de Aracaju são maiores que os do Estado; nas escolas municipais os diretores são eleitos democraticamente, têm conselhos escolares, enfim, nós fizemos grandes avanços nesse sentido da estruturação. Mas uma coisa me chama a atenção, que é ainda baixa qualidade do aluno que sai da rede pública municipal e o resultado do Ideb é uma demonstração disso. Portanto, nós temos que tomar uma providência e a minha presença aqui já é parte disso”, declarou o prefeito.

O secretário José Fernandes Lima afirmou ser positiva a iniciativa do prefeito de buscar conjuntamente soluções. “Eu fiquei muito alegre por verificar que um dirigente municipal está preocupado com a situação da educação. Os dados que estão sendo mostrados a respeito da educação de Sergipe não são tão bons quanto nós gostaríamos que fossem. O prefeito está querendo abrir uma discussão para que nós possamos, o mais depressa possível, obter dados melhores. Nós estamos discutindo algumas estratégias para a melhoria dessa qualidade de educação em Aracaju. O fato do prefeito estar pessoalmente envolvido nesse processo é um excelente sinal”, afirmou.

O prefeito conta que uma série de debates sobre a educação estão sendo realizados. “É uma cruzada em defesa da educação, porque o centro é o aluno, que precisa aprender. Eu hoje estive com a secretária de Educação, Tereza Cristina, e sua equipe; já conversei com o professor Lima, que é um estudioso da área; e na semana que vem vou fazer uma reunião com os diretores de escola, para que a gente possa efetivamente buscar e encontrar caminhos para melhorar a nossa educação e colocá-la no patamar que ela já devia estar”, apontou.

Edvaldo afirma que as medidas a serem tomadas precisam ser estudadas. “Eu acho que a gente precisa, por mais difícil e penosa que seja a notícia, ter calma para poder enfrentar o problema. Alguns, logo quando recebem a notícia, já encontram saídas mirabolantes. Eu não gosto de saídas mirabolantes; prefiro pensar, analisar e tomar medidas que de fato sejam eficazes e é isso que nós estamos procurando. Eu quero encontrar o caminho o mais rápido possível para que já no final de maio nós possamos implementar medidas que possam melhorar o rendimento na escola municipal”, concluiu o prefeito.

Veja mais…

Prefeito e secretária da Educação definem estratégias para melhoria do ensino público em Aracaju[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.