[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, afirmou no último sábado durante o II Encontro das Associações de Gerentes da Caixa Econômica Federal do Nordeste (Eneagecef), que a Caixa Econômica Federal (CEF) tem neste momento a oportunidade de se consolidar como “o grande banco social do Brasil”. Na ocasião ele destacou os avanços obtidos em Aracaju e as parcerias com a Caixa em sua administração, avaliou a conjuntura política nacional e a importância do banco neste processo. Marcelo Déda foi homenageado pela Associação de Gerentes da CEF em Sergipe em reconhecimento ao seu trabalho como prefeito de Aracaju e como coordenador geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Segundo Marcelo Déda, as dificuldades que o Brasil atravessa não podem fazer com que as pessoas deixem de acreditar no projeto de prosperidade do Governo Federal. “Os problemas complicam, mas não podem nos fazer vítimas do pânico e do desespero. Nós passamos oito anos num processo de desconstrução do papel do Estado, que estava em frangalhos do ponto de vista macroeconômico”, criticou. “A opção que foi feita é para recolocar o país nos trilhos”, alertou o prefeito.

Para o prefeito, a CEF está sendo cada vez mais um instrumento para resgatar a cidadania da população através da abertura de contas populares, do crédito aos micro-empresários e das parcerias com as prefeituras. “A comunidade só defenderá a Caixa Econômica Federal se souber a importância que ela tem em sua vida na medida em que viabiliza a chegada de recursos para beneficiá-la. A população tem que saber o valor enorme que esta instituição tem para lutar a favor dela”, completou.

Na opinião do prefeito, o trabalho de base que está sendo feito pelo Governo Federal com as reformas e o restabelecimento do respeito ao Brasil nas relações exteriores tem dado resultados importantes contra as antigas campanhas de privatização de estatais. “Ninguém mais fala em privatizar a Caixa Econômica, nem a Petrobras, nem o Banco do Brasil, por exemplo. Não faz parte dos acordos com o Fundo Monetário Internacional vender nem negociar as estatais brasileiras, como aconteceu freqüentemente nos anos anteriores ao governo Lula”, frisou.

Moradias populares

Em Aracaju, a parceria mais visível da CEF com a prefeitura são as ações na área habitacional englobadas pelo programa Moradia Cidadã. O Programa de Arrendamento Residencial (PAR) é o de maior êxito na capital, e vai beneficiar até o final deste ano mais de 5 mil famílias, gerando cerca de 8 mil empregos. “A Prefeitura de Aracaju nunca teve uma política habitacional, mas nós apostamos no PAR, que é um projeto vitorioso no enfrentamento de questões vitais como a realização do sonho da casa própria. Não existe um programa em Sergipe que gere o número de empregos que o PAR gera”, enfatizou o prefeito, acrescentando que a média de inadimplência do programa em Aracaju é de 1,6%, bem abaixo da média nacional, que é de 3%.

De acordo com o vice-presidente nacional da CEF, Aser Cortines, todos os projetos de habitação da empresa em Aracaju são construídos em parceria com a prefeitura da cidade. “Na área de desenvolvimento urbano nossa integração é total. Lamentavelmente isso não acontece em outras prefeituras, mas em Aracaju nossas ações são potencializadas pela forte liderança do prefeito Marcelo Déda, que tem a convicção de que estes investimentos são importantes para a população”, ressaltou Cortines. Ele participou na sexta-feira, 26, da inauguração de mais um empreendimento do PAR, o residencial Vila Velha, no conjunto Santa Lúcia.

Homenagem

Depois de sua fala, o prefeito Marcelo Déda foi agraciado com uma camisa da CEF e uma placa. “A homenagem é um reconhecimento do trabalho que está sendo feito para transformar Aracaju numa cidade cada vez mais agradável para todos nós. A Caixa é parceira da prefeitura e se sente honrada de poder homenagear o prefeito através de sua associação local de gerentes”, explicou Ademar Ribeiro, presidente da Associação de Gerentes da CEF em Sergipe.

O presidente da Federação Nacional das Associações de Gerentes da CEF, Raimundo Macedo, disse que a homenagem é válida pelo trabalho que Marcelo Déda tem feito faz nos níveis local e nacional enquanto prefeito de Aracaju e coordenador geral da FNP. “O corpo gerencial da empresa entendeu que era importante fazer esta homenagem para ele e ouvi-lo também, já que o foco da administração dele é o mesmo da empresa: levar cidadania às pessoas”, disse.

Panorama de Aracaju

O prefeito Marcelo Déda fez uma explanação acerca das principais realizações da Prefeitura de Aracaju durante os três anos e três meses de governo e mostrou aos gerentes de agências da CEF em todo o Nordeste um mapa da cidade em que as cores verde e vermelha mostravam as intervenções da administração nos bairros. “Trabalhamos em todas as áreas de Aracaju, mas tenho muito orgulho de poder mostrar que a gente se concentrou realmente nas zonas Norte e Oeste da cidade, que são as que mais precisam da prefeitura”, disse, citando como exemplos a avenida São Paulo, a nova Orla do bairro Industrial, as drenagens e pavimentações de loteamentos inteiros, as intervenções sociais com reformas e ampliações de escolas e centros comunitários, a construção de modernas unidades de saúde, praças, etc.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.