[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou na tarde de ontem, terça-feira, os novos presidentes da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Carlos Magno Costa Garcia, e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Lucimara Dantas Passos, além do vice-presidente da Funcaju, Elder Vieira dos Santos. O anúncio aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos, quando também foi confirmada a continuidade de Moacir Santana na administração municipal, desta vez como efetivo na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Os representantes efetivos serão empossados nos cargos antes ocupados por João Andrade (Emsurb), Karlene Sampaio (Funcaju) e Edson Freire Caetano (Fundat), e que foram convidados para cargos públicos no Governo do Estado. Antes do anúncio, o prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou a importância dos trabalhos exercidos por eles com muita competência e transparência na administração municipal, garantindo que está montando um time de primeira linha.

“Mantenho Moacir na Emsurb para que ele possa dar continuidade ao processo de licitação, que já vinha sendo feito anteriormente. Agradeço muito o trabalho e a dedicação de Edson Caetano à frente da Fundat, já que realizou um trabalho extraordinário, dando um impulso à Fundação, tanto na geração de emprego e renda, como na questão do crédito popular e na implementação habitacional. Agradeço também a Karlene Sampaio pelo companheirismo e a maneira correta com que conduziu os trabalhos da Funcaju”, afirmou o prefeito.

De acordo com Nogueira, Carlos Magno é técnico e vai estar integrado ao projeto da administração municipal. “Os partidos indicam, mas quem assume o cargo está submetido à gestão municipal. Tenho certeza de que ele vai fazer um grande trabalho”, disse. Segundo Carlos Magno, a idéia é dar um plus nas atividades, como disse o prefeito. “Eu já trabalho com o bem-estar social das pessoas. Meu trabalho sempre foi com as comunidades mais carentes, essa é a minha tendência e acredito que vou fazer um bom trabalho”, contou Magno.

Sobre a escolha para a Funcaju, Edvaldo Nogueira explica que se utilizou de critérios de competência técnica e também de indicação do PCdoB. “Os critérios que tiveram importância aqui foi a questão da experiência, da ética, da honestidade, da capacidade técnica, da ligação política e o compromisso com nosso projeto municipal. Lucimara já era filiada ao partido há muito tempo, foi minha secretária partidária, tem componente técnico e participação em movimentos culturais. Para a vice-presidência, pedi a Elder que viesse participar da nossa administração, porque tenho a ambição de dar um salto maior. Confio na experiência e competência dos dois e sei que vão fazer história.”, explicou.

O prefeito frisou ainda a importância de atuar em benefício do povo. “Em cinco anos nós já formamos mais de 30 mil pessoas que passaram pelos cursos da Fundat, que é a nossa ´menina dos olhos´. Já entregamos 5.762 residências e temos mais 500 para este ano. Habitação é um ponto muito importante, por isso ainda quero anunciar um projeto de casas populares no aniversário da cidade. Pretendo também dar um plus na cultura, porque sempre tive um compromisso com esta área. Buscarei dinamizar mais o setor. No ano passado criamos o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira e agora vamos adotar uma política de editais. A Funcaju vem servindo como depositária e incentivadora para que a cultura desabroche. Queremos que a produção cultural cresça cada vez mais”, disse Nogueira.

Lucimara informou que, paralelamente à organização do Projeto Verão e do Carnaju, a administração municipal está viabilizando um projeto de política pública para a cultura. “Estamos também trabalhando nos setores de esportes e turismo, mas inicialmente a gente está pretendendo chamar a comunidade para debater de que forma a gente vai implementar essas ações, formatar editais na área de música, teatro, dança e democratizar o acesso ao recurso. A gente não quer mais essa prática de manter só na cabeça do gestor a decisão que define aonde vai parar o investimento. Vamos criar processos mais amplos e transparentes nessas seleções. É algo que a comunidade cultural solicita há muitos anos e isso será implementado de fato”, reforçou Lucimara.

Moacir Santana é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFS e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Tiradentes. É natural de Nossa Senhora das Dores e prestou assessoria na Secretaria Municipal de Governo no período de 2001 a 2002 na gestão do prefeito Marcelo Déda.

Carlos Magno Costa Garcia foi militante do PSB, é médico, especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, foi diretor clínico do Hospital Regional Amparo de Maria, prefeito municipal de Estância, deputado estadual, deputado federal, diretor-presidente do Hemocentro de Sergipe e diretor-geral do Hospital João Alves Filho.

Lucimara Dantas Passos é bacharel em Ciências Contábeis, atuou no movimento estudantil como presidente do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFES, foi membro do Diretório Central dos Estudantes da UFES, se filiou ao PCdoB em 1995, foi diretora financeira da Construtora Maxplan em Vitória (ES), chefe de gabinete da vereadora Tânia Soares, chefe de gabinete do então vice-prefeito Edvaldo Nogueira, assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Governo, é assessora especial do gabinete do prefeito e, até então, presidente interina da Funcaju.

Elder Vieira dos Santos foi coordenador nacional de Cultura da União da Juventude Socialista, secretário das Comissões do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, secretário adjunto de Comunicação do PCdoB/SP, assessor parlamentar na Assembléia Legislativa de São Paulo, colunista da revista Imagine-SE e do Portal Vermelho On Line, secretário adjunto e chefe de Gabinete da Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, secretário adjunto de Políticas Culturais e coordenador executivo do Plano Nacional de Cultura do Ministério da Cultura.

Participaram do anúncio a primeira-dama e diretora-presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Góes; o presidente do Diretório Municipal do PT, Chico Buchinho; o vereador Emanuel Nascimento; o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana; o presidente do PCdoB, Alisson Souza; o vereador Evando Franca; o vereador pastor Jony Marcos; além de secretários municipais e servidores da Prefeitura.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.