[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com a conclusão da reforma e ampliação da Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva, em breve os estudantes e pesquisadores terão em Aracaju um dos mais modernos e equipados espaços didáticos do Estado. A instituição mantida pela Prefeitura de Aracaju conta atualmente com um acervo contendo mais de 16 mil livros e é considerada por muitos um patrimônio histórico da cidade de Aracaju.

Funcionando há 42 anos sem nunca ter passado por uma reforma significativa, a biblioteca Municipal Clodomir Silva foi remodelada com o objetivo de oferecer instalações que permitam acesso aos portadores de necessidades especiais e também representem maior conforto e comodidade para a população. Por conta disso, a antiga estrutura foi totalmente reformada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), com recursos do BNDES/FRD e contrapartida da Prefeitura de Aracaju.

Com a proximidade da entrega da obra, os funcionários iniciaram o trabalho de seleção e organização do acervo para a mudança. “Estamos trabalhando internamente de forma muito intensa. O trabalho está sendo feito com muito prazer porque sabemos que o resultado de todo esforço será o de oferecer maiores benefícios para o público”, disse a diretora da institução, Sônia Carvalho, lembrando que enquanto aguarda a conclusão das obras, a Clodomir Silva está em um espaço provisório localizado na rua Bahia, 626, no bairro Siqueira Campos.

Os freqüentadores do novo prédio vão ter acesso a uma sala de leitura de 75,21 m², auditório com capacidade para 70 pessoas, sala para pesquisa de acervo, uma área destinada exclusivamente para livros raros, uma Gibiteca (inicialmente vai contar com mais de 200 gibis), Cordelteca (acervo de títulos ligados à literatura de cordel), acervo em Braille para deficientes visuais, um elevador e uma rampa para facilitar o acesso de portadores de deficiência física ao local.

Outra novidade da nova Clodomir Silva será a Coordenadoria de Ação Cultural, dirigida por João Manuel. A coordenação pretende realizar eventos na nova sede. Um deles vai ser chamado de O Encontro Com o Escritor Sergipano. “Na oportunidade, um autor, ou alguém que realiza alguma obra sobre este, será homenageado. Neste sentido, uma pesquisa sobre vida, obra e uma relação dizendo onde encontrar material do escritor vai estar à disposição do público. Há uma dificuldade muito grande de alunos e pesquisadores em encontrar material de trabalho. Nossa função será facilitar este trabalho e popularizar as obras dos artistas sergipanos”, disse João Manuel.

A Biblioteca é um espaço da prefeitura ligado a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). Por meio de uma parceria entre a Funcaju e a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), os funcionários da Clodomir Silva estão recebendo curso de capacitação. O objetivo é aprimorar os conhecimentos dos profissionais para que eles mantenham-se atualizados e conseqüentemente ofereçam um atendimento ainda melhor aos usuários.

“Todas as mudanças que estão sendo implementadas no sentido de melhorar, não só a estrutura física da biblioteca, mas também aprimorar o trabalho de nossos técnicos, visam atender os objetivos da administração municipal de democratizar cada vez mais o acesso à leitura e oferecer serviços de qualidade para a comunidade. E esta ação é extensiva para todas as unidades ligadas a Funcaju”, disse Tânia Soares, presidente da fundação.

No próximo mês a nova sede da Clodomir Silva já deverá estar recebendo a comunidade aracajuana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.