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[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A noite desta quinta-feira será de festa para a prefeitura municipal, pois acontece no Iate Clube de Aracaju, às 19 horas, a solenidade de posse dos Conselheiros Escolares das unidades de ensino da rede municipal. Além da comunidade escolar das 67 escolas que estarão empossando seus conselheiros, marcarão presença no grande momento democrático, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), do Conselho Municipal de Educação (Conmea), da Câmara de Vereadores e dos demais secretariados municipais.

O processo eleitoral que escolheu os novos conselheiros aconteceu no dia 17 de junho de 2005. Concorreram ao cargo os representantes dos segmentos de cada comunidade escolar, como pais, alunos, professores e funcionários, além de seus respectivos suplentes. O mandato será exercido por dois anos.

De acordo com a coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria José Guimarães, 1.152 conselheiros foram eleitos através do voto direto e secreto. Deste número, 310 educadores estão representando o segmento do Magistério, 232 funcionários da administração geral da escola representam o segmento dos servidores, 351 pais ou responsáveis estão representando o segmento desta categoria e 192 discentes compõem o segmento que representa os alunos. Como prevê a Lei 3.074, de 30 de dezembro de 2002, também foram destinadas 67 vagas para os coordenadores que são membros natos do conselho escolar.

“A Lei criou os conselheiros escolares para que seus membros desempenhem responsabilidades junto ao processo de gestão da escola, colocando suas idéias e contribuindo para as decisões sobre o funcionamento da unidade escolar em seus vários aspectos. Tais princípios são assegurados no processo de Gestão Democrática da Rede Municipal de Ensino”, declarou a coordenadora.

Durante o exercício da função, cada conselheiro deverá reunir periodicamente seus representados para debater assuntos relacionados à escola. Devem ainda colher opiniões e propostas que contribuam para a ação efetiva e fortalecedora da autonomia da unidade, definindo os encaminhamentos apontados como necessários por cada segmento do conselho escolar. Estarão ainda, elegendo de forma democrática, o presidente de cada conselho escolar. O processo de escolha deverá ser concluído no mês de agosto, cuja data específica ficará a critério de cada escola.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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