[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Grupo Ponto de Partida, após encantar o público sergipano com o espetáculo “Travessia”, retorna a Aracaju com ‘PAR, um musical apaixonante!’. Com visual arrebatador, o mais novo espetáculo da trupe canta o Par em seus vários tons, através de canções de Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Rita Lee, entre outros. Aracaju será a terceira cidade brasileira a receber o musical.

O espetáculo tem patrocínio da Vivo, através do projeto Vivo EnCena. Com apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe (Secult/SE), além do espetáculo haverá também uma edição do “Encontros Vivo EnCena” com o Grupo Ponto de Partida, no dia 13 de agosto.

Sobre o espetáculo

‘Par’ dá continuidade à pesquisa do Ponto de Partida de uma linguagem e uma estética para o musical brasileiro, em que o ator é o centro do espetáculo. Ele canta, dança, interpreta e constrói, com sua ação, o espaço cênico.

Nesse espetáculo, no entanto, mais do que em qualquer outro do grupo, a música é soberana, toda a história é contada por ela. Com formação instrumental de violão (Gilvan de Oliveira), sax (Cléber Alves) e percussão (Serginho Silva), a música se divide entre esse trio, os atores e adereços que, de quando em vez, se transformam em instrumentos percussivos.

‘Par’ é um espetáculo que tem como tema a relação e seus inúmeros tons: o enamoramento, a paixão, o ciúme, a dor, os encontros, os desencontros, a celebração do amor.

Para caminhar por esse tema com delicadeza e humor, o Grupo elegeu músicas de Chico Buarque, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Ary Barroso, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Vander Lee, Cartola, Rita Lee e canções de Pablo Bertola e Lido Loschi, especialmente compostas para o espetáculo. A direção musical e os arranjos são de Gilvan de Oliveira.

A plasticidade e a beleza são objetivos incessantemente buscados pelo Ponto de Partida em todas as suas montagens. O figurino, o desenho cênico, a luz são instrumentos fundamentais na construção desse resultado. Em ‘Par’, a pesquisa de luz feita por Jorginho de Carvalho e o Grupo avança e a iluminação tem um resultado mágico que, com certeza, encantará a plateia.

Como a proposta era fazer um espetáculo dançante, o Ponto de Partida trouxe da Alemanha para incorporar-se a sua equipe técnica, o bailarino e coreógrafo Wagner Moreira, professor convidado em 2013 da Universidade de Dança de Dresde, Palucca Hochschüle für Tanz, que assina a preparação corporal e coreografias de ‘Par’, um espetáculo que, galantemente, convida o público para dançar.

Retorno a Aracaju

O retorno a Aracaju consolida a parceria do Projeto Vivo EnCena com o Ponto de Partida e também reforça a relação do Grupo com a cidade que, desde o primeiro contato, em 2011, foi maravilhosa.

“O Vivo EnCena é voltado especialmente para projetos envolvidos em processos contínuos e que visam a formação, reflexão e transformação a partir do fazer teatral, comprometidos com pesquisas de linguagem e com o compartilhamento de metodologias, inovações, experiências e resultados.

Pensamos no protagonismo também do público, com ações que vão além do espetáculo”, afirma Expedito Araújo, curador artístico do Vivo EnCena.

Além das apresentações, outras ações vêm sendo possibilitadas, como workshops e intercâmbio com outros grupos culturais não só de Minas, mas do país inteiro.

Sobre o Grupo Ponto de Partida

Com 32 anos de trajetória, o Grupo Ponto de Partida estabeleceu-se como uma referência na investigação teatral. Pesquisou e desenvolveu uma linguagem única para musicais brasileiros e adaptou para o teatro obras de autores como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Manoel de Barros, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós e compositores como Milton Nascimento e Chico Buarque, construindo uma dramaturgia inédita.

O grupo formou-se tecnicamente com os principais nomes do país – Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Cacá Carvalho, Jorginho de Carvalho, Babaya, Gilvan de Oliveira, para citar alguns. E é também o responsável pela criação e coordenação dos projetos Coro Meninos de Araçuaí, Bituca: Universidade de Música Popular e Corredor Cultural Ponto de Partida.

A turnê, que começou em Vitória, passará também por Belo Horizonte, Salvador, Recife, Belém, Manaus e Porto Alegre.

Encontros Vivo EnCena – Gestão de Grupo e Formação de Plateia

Com a participação do grupo Ponto de Partida e mediação de Expedito Araujo, curador do Vivo EnCena, a série “Encontros Vivo EnCena” volta a Aracaju e pretende envolver estudantes e grupos de teatro da cidade – profissionais e amadores – para trocas de experiências sobre gestão e produção teatral na atualidade, formação de público, novas perspectivas e alternativas criativas, a partir das práticas de gestão do Grupo Ponto de Partida, que comemora 32 anos de existência.

Em Aracaju, a série “Encontros Vivo EnCena” acontecerá na terça-feira, dia 13 de agosto, às 19h, no Teatro Tobias Barreto (Sala de Dança).

Projeto cultural Vivo EnCena

O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura.

O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.