[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Polícia Militar de Sergipe, a Petrobras e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) preparam uma grande operação para combater o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, nos municípios de Itabaiana, Carira, Aquidabã, Laranjeiras, Tobias Barreto e Feira Nova. A força-tarefa se reuniu nesta quarta-feira, 30, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar para traçar o planejamento do evento, que está marcado para acontecer no próximo dia 7 de maio.

A mobilização prevê um efetivo de 1.770 policiais militares, 120 bombeiros, agentes de saúde e profissionais contratados pela Petrobras. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Péricles Menezes, os policiais vão distribuir panfletos e cartilhas educativas, identificar criadouros do mosquito nas residências e dar suporte ao trabalho dos agentes de saúde. Para se ter uma idéia da importância desse trabalho, o que seria feito em um mês pelos agentes de saúde, será feito em um dia pela força-tarefa.

A Petrobras será a responsável pela logística e distribuição de 2.600 lanches, 2.600 refeições e 12 mil copos de água. A ordem do comando geral é escalar todos os policiais militares que estiverem de folga. "A Polícia Militar é uma instituição que tem responsabilidade social e que preocupa-se com o bem estar da comunidade", destacou Péricles, lembrando que 55 ônibus foram locados para levar os militares para o interior.

Na último sábado, dia 25, a ação teve como alvo a comunidade do bairro Cidade Nova, localizado na Zona Norte de Aracaju. As equipes usaram repelentes contra mosquitos, luvas e panfletos de orientação contra o Aedes Aegypti. Os alvos das equipes continuam sendo a inspeção e limpeza dos focos da dengue, limpeza de terrenos baldios, ruas e casas abandonadas.

Segundo o comandante do 3º batalhão, coronel Enilson Aragão, 417 policiais militares vão fiscalizar 13 pontos críticos identificados, previamente, pela Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana. "A união de esforços dos poderes públicos e o apoio da população sergipana são fundamentais para acabar com a proliferação do mosquito".

Incidência

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, até o momento foram notificados 9.731 casos da doença em Sergipe, sendo 4.105 confirmados. 11 pessoas morreram vítimas de dengue hemorrágica. A incidência da doença é 478 casos para cada 100 mil habitantes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.