CONHEÇA NOSSA LOJA!
Poços artesianos auxiliam na manutenção das praças

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com a chegada da primavera existe uma redução da quantidade de chuvas, o que amplia a necessidade de irrigação das plantas de praças, avenidas e canteiros de Aracaju. Como grande parte do ano predomina um clima mais seco, os custos com irrigação tendem a crescer. Uma alternativa que atenua os gastos com carros-pipa é a utilização de poços artesianos nas praças da cidade.

Os poços artesianos em sua maioria possuem água de boa qualidade. De acordo com o gerente de Áreas Verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Francisco Ney Maia, em Aracaju existem algumas praças com o que chamamos de águas próprias, ou seja, que são auto-suficientes quanto à irrigação, como é o caso das praças Tobias Barreto e Olímpio Campos. “Mas nem todas as praças apresentam condições de terem poço, pois estudos realizados na água indicaram alto teor de cal e sódio em sua composição, tornando a operacionalização do poço impossível”, afirma.

Após a escavação do poço, são feitos testes com a água para verificar a sua composição. Constatando-se uma composição adequada para utilização em jardins, é feita a instalação da bomba elétrica e dos equipamentos para puxar a água. Finalmente, é construído um abrigo para proteger o equipamento das intempéries temporais e da ação de vândalos.

O coordenador do Horto da Emsurb, Ademilson Vieira Santos, informa que as plantas utilizadas em Aracaju são consideradas “plantas de verão”, que possuem alta resistência ao sol, mas que necessitam de irrigação diária.

As praças que não possuem condição de instalação de poço são irrigadas com o auxílio de carros-pipa. Atualmente, 10 carros-pipa trabalham diariamente, realizando uma média de oito viagens por dia nas diversas praças, canteiros e avenidas da cidade, entre irrigação e abastecimento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3”][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados