CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Estão abertas as inscrições para o 1º módulo do curso ´História, Análise e Crítica Audiovisual´, oferecido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV). As ações do Núcleo são mantidas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), em parceria com o Ministério da Cultura, dentro do Projeto Olhar Brasil. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de novembro no site da Prefeitura (www.aracaju.se.gov.br).

O curso, que será ministrado na sede do Núcleo, oferece 25 vagas. A lista dos candidatos selecionados será divulgada no dia 17 de dezembro, também no site da Prefeitura. Este é o segundo curso modular em audiovisual oferecido à comunidade aracajuana. O primeiro, que previa em sua programação quatro etapas, ainda está em andamento e já encerrou o seu terceiro módulo.

Segundo o coordenador de produção do Núcleo, Paulo Rogério Fernandes, os alunos da primeira turma têm realizado muitos projetos na área de cinema digital, já tendo inclusive trabalhos concorrendo em festivais nacionais. “Eles estão representando muito bem o cinema sergipano no cenário nacional”, destaca o coordenador. Os alunos são amparados pelo Núcleo de Produção Digital que, por sua vez, promove a pré-estréia dos filmes, assim como o empréstimo de equipamentos para fins de produção individual.

Ainda de acordo com o coordenador, a procura pelo novo curso está sendo muito grande e a fase mais difícil é a de seleção das inscrições. “Sabemos que o nível dos candidatos é muito alto, que essas pessoas realmente podem produzir coisas muito boas. Por isso, procuramos ser o mais isentos possível”, afirma Paulo Rogério.

Para a seleção, os coordenadores formam uma comissão composta por profissionais que atuam na área do cinema. Na escolha dos candidatos do curso passado, a equipe do Núcleo de Produção Digital contou com a ajuda de alguns membros do corpo técnico do filme ´Orquestra dos meninos´, do diretor Paulo Thiago, rodado em Sergipe.

A segunda parte do curso começa em janeiro e terá suas aulas realizadas sempre no turno da noite. Terminado o primeiro módulo do curso, em março, os alunos terão contato com a parte prática da produção. Os 25 participantes serão agrupados pelo professor em três equipes, já realizando a partir daí seus primeiros filmes.

Outras atividades

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, além de oferecer cursos modulares, promove oficinas que não necessitam de processo de seleção, apenas obedecem ao total preenchimento das vagas. Também são realizados encontros semanais para a apreciação e discussão de filmes, através do Cineclube denominado ´Sanatório´ e por meio do projeto ´Quintas cinematográficas´. Nas reuniões, são exibidos filmes clássicos não encontrados no cinema ou em locadoras.

Os integrantes do Cineclube ´Sanatório´ e os freqüentadores das ´Quintas Cinematográficas´ se reúnem, respectivamente, todos os sábados a partir das 19 horas, e às quintas-feiras, também às 19 horas.

“Gostaria de parabenizar a Prefeitura pela iniciativa de formar mais um curso sobre cinema digital. É um grande passo para o cinema sergipano. Quanto aos encontros, queria informar que a entrada é gratuita e que as discussões lá promovidas são cruciais para o aprendizado sobre cinema. O objetivo é democratizar essas discussões”, convida Paulo Rogério.

Confira abaixo a programação de cada disciplina do 1º módulo do curso

1. História do Cinema I

Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 7 a 11 de janeiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: Caio Amado (SE)
Ementa: A pré-história do cinema e seus pioneiros, o nascimento da linguagem cinematográfica. Panorama da produção cinematográfica mundial, destacando os principais momentos, as obras e os realizadores.

2. História do Cinema II – Cinema Brasileiro

Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 14 de janeiro a 18 de janeiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: Daniel Caetano (RJ)
Ementa: Panorama da história e da produção cinematográfica brasileira, destacando os principais momentos, as obras e os realizadores.

3. História do Cinema III: Panorama do Cinema Contemporâneo

Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 21 a 25 de janeiro
Sugestão de professor: Fábio Camarneiro (SP)
Ementa: Uma reflexão sobre a produção cinematográfica contemporânea (brasileira e mundial).

4. Teorias do Cinema

Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia).
Data: 28 de janeiro a 1º de fevereiro.
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: Alexandre Figueroa (PE)
Ementa: Estudo das principais correntes, escolas ou movimentos cinematográficos e principais realizadores, enquanto momentos históricos constitutivos da experiência e da tradição cinematográficas.

5. Crítica e Cinema

Carga Horária: 20 horas (Cinco dias, 4 horas cada)
Data: 4 de janeiro a 8 de fevereiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: a ser indicado
Ementa:
Ementa: Introdução ao pensamento crítico do cinema, através de métodos de aproximação com a análise fílmica, a partir de exemplos concretos e da história da teoria e crítica do cinema (brasileiro e mundial).

6. Estética do Audiovisual

Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 11 a 15 de fevereiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professora: Maira Ezequiel (SE)
Ementa: Estudo da gramática dos elementos de percepção visual que compõe o quadro cinematográfico.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados