[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As obras do viaduto do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) seguem na mais perfeita ordem. Através de um controle prévio dos índices de precipitação, as chuvas pouco têm atrapalhado no trabalho dos 125 operários envolvidos. Não resta muito até que blocos e pilares estejam concretados e prontos para sustentar a superestrutura.

Segundo o engenheiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), José Henrique Rodrigues, responsável por acompanhar e fiscalizar a obra, a fase que está sendo finalizada é a mais crítica por ser a “de baixo”, onde os avanços não podem ser vistos pela população que transita pelo local. “De uns dias para cá, com as ferragens delineando os pilares, é que eles começaram a ver”, comenta.

Reconhecendo que as obras estão condicionadas a fatores climáticos, o engenheiro destaca a importância de saber o clima com antecedência e acredita que até o final de maio essa parte de base deverá estar concluída. “Sempre acompanhamos as informações sobre a previsão do tempo. Pelo índice de precipitação é possível saber se a chuva vai ser muita ou pouca”, informa.

Engajamento

Os profissionais envolvidos não estão medindo esforços visando concluir o viaduto até o final do ano, conforme orientação do prefeito Edvaldo Nogueira. “As jornadas de trabalho muitas vezes estão sendo alongadas, chegando algumas vezes a 20 horas diárias, em turmas revezadas”, ressalta o presidente da Emurb, Valmor Barbosa. Como forma de organizar e dar um apanhado geral do andamento a cada passo alcançado, a equipe responsável faz um esboço no papel, onde é possível observar o que está pronto, em que frentes os funcionários estão trabalhando e os próximos passos.

Para amenizar os inevitáveis transtornos do trânsito naquela área – daí inclusive a necessidade da obra do viaduto -, a Prefeitura de Aracaju pavimentou a rua vizinha ao posto Trevo, que passa atrás da Codise e dá acesso à avenida Heráclito Rollemberg. “É mais uma opção para evitar o congestionamento”, destaca Valmor, que ainda lembrou dos 18 agentes de trânsito contratados pela Emurb, que receberam um treinamento na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e hoje atuam 24 horas no local.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.