[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciam hoje, terça-feira, as atividades do Plano de Ação no Combate da Dengue de 2008. As diretrizes, objetivos, estratégias e a operacionalização deste plano foram concluídos no último domingo, durante uma reunião convocada pela SMS. Ao todo, o Plano de Ação no Combate a Dengue 2008 pretende atingir cerca de 130 mil residências.

O encontro foi dirigido pela coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taise Ferreira Cavalcanti, e contou com as presenças da coordenadora do Setor de Antropozoonose, Sidney Sá; da coordenadora Estadual da Dengue, Maria das Graças Boaventura. Estavam ainda presentes cerca de 60 apoiadores e supervisores do Programa Municipal de Controle da Dengue e 20 agentes da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), cedidos pelo governo estadual.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos, o objetivo central deste plano é evitar o aparecimento de uma epidemia da dengue em Aracaju. "O enfoque desta ação é reduzir as possibilidades de disseminação do mosquito aedes aegypti, na área de ação do plano, com o tratamento focal e com a utilização do UBV (ultra-baixo volume), mais conhecido como fumacê", diz o secretário.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taise Cavalcanti, explica que o plano também visa alertar a população e ajudar na conscientização das pessoas sobre os cuidados no combate ao vetor e aos sinais e sintomas de risco para a dengue hemorrágica. Este trabalho será intensificado com ações de educação em Saúde pelos agentes comunitários de Saúde.

Como estratégias de atuação, a SMS vai atuar nos bairros aracajuanos em situação de perigo para a disseminação da dengue, identificados pelo Levantamento de Índice Rápido (Lira). Ao todo, o Plano de Ação no Combate à Dengue 2008 atuará em 60,53% dos imóveis de Aracaju, o que significa atingir 132.460 imóveis.

Pré-Caju

O trabalho de campo será realizado por 111 agentes de endemias. Desses, 20 agentes são da Funasa. As ações começam amanhã e vão até o dia 31 de janeiro, sendo realizado em duas etapas. A primeira será iniciada em bairros de maiores índices de infestação do mosquito aedes aegypti e pelos bairros que fazem divisa, além de locais de maior concentração de pessoas na realização do Pré- Caju, edição 2008. Nesta etapa, o plano atuará nos bairros Atalaia, São Conrado, Santa Maria, Coroa do Meio, Grageru, 13 de Julho, América, Novo Paraíso e bairro Siqueira Campos.

Na segunda etapa, a SMS atuará nos bairros São José, Industrial, 18 do Forte, Palestina, Getúlio Vargas, Cirurgia, Porto Dantas, Cidade Nova, Olaria, Santos Dumont, Soledade e Lamarão. "Nossa campanha irá priorizar a eliminação de criadouros de larvas do mosquito nos bairros em situação de perigo pelo tratamento mecânico/químico em 100% dos imóveis (residências)", diz Taise Cavalcanti.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.