[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Depois de quatro meses no aprendizado, 300 mulheres da comunidade do bairro Santa Maria recebem hoje, dia 27, às 15 horas, o certificado de conclusão dos cursos de tapeçaria, corte e costura, depilação, manicure e pedicure. É mais uma ação da Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, em parceria com a ONG Missão Criança, Bolsa-escola Cidade Criança e Semed – Secretaria Municipal de Educação. “Nós as qualificamos para que possam enfrentar o mercado de trabalho”, afirmou o presidente da Fundat, Antônio Carlos Mota, acrescentando que muitas das concludentes já estão contribuindo para a renda familiar.
Das 300 mulheres que concluíram os cursos, 150 são cadastradas no programa Bolsa-escola Cidade Criança, coordenada pela Semed. O treinamento foi oferecido na Unidade de Qualificação Profissional do Bairro Santa Maria, localizada na Rua B-16, nº 104, próxima ao Colégio André Mesquita. Os cursos fazem parte do Projeto “Cidade Viva – Ações Integradas da Prefeitura de Aracaju”, implantado naquele bairro em maio deste ano.
A Fundat cedeu instrutores e todo o material necessário para o desenvolvimento dos cursos, bem como o acompanhamento técnico e pedagógico. Conforme Antônio Mota, o atendimento às mães do Bolsa-escola terá continuidade, com cursos avançados em tapeçaria e corte e costura, em parceria com a ONG Missão Criança. Os demais cursos também serão oferecidos à comunidade do Santa Maria. “Estamos visualizando a formação de cooperativas de produção e, para tanto, já acionamos os nossos técnicos que desempenham suas funções no Projeto Cooperar.
Na oportunidade, Mota lembrou que o projeto Cooperar vem sendo ampliado na formação de grupos de trabalho, visando uma melhor distribuição da renda para as famílias que o integram. “Esse exemplo pode ser sentido na nossa unidade de confecções, sediada no bairro Coroa do Meio. Faremos o mesmo na unidade do bairro Santa Maria”.

Exposição
No período de 1º a 15 de setembro, estará acontecendo a exposição “Tecendo com arte”, no Mirante da Praia 13 de Julho. A produção é o resultado do curso de tapeçaria das mães que integram o Bolsa-Escola Cidade Criança. A turma corresponde a 44 alunas que estarão demonstrando o que aprenderam durante os quatro meses, com o apoio da Missão Criança.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.