[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A campanha de combate à mendicância e ao trabalho infanto-juvenil, realizada desde o dia 05 de março, continua na capital sergipana. Promovida pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, a ação busca encaminhar menores em situação de rua e esclarecer à população os objetivos e a importância da campanha.
Em parceria com o Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Conselhos Tutelares e de Direitos e o SOS Criança, as abordagens estão sendo realizadas em pontos estratégicos da cidade, onde existe maior número de crianças e adolescentes na rua. As equipes de abordagem continuam o trabalho de cadastramento e orientação aos menores durante os três turnos do dia. O plantão de atendimento com assistentes sociais vem funcionando no Centro Social São João de Deus, no bairro Santo Antônio.
Também vem sendo realizada a panfletagem para esclarecer à população sobre os objetivos da campanha. “É necessário e fundamental que a sociedade se sensibilize para a questão e compreenda que nosso trabalho depende das diversas partes envolvidas, inclusive da população”, afirma a secretária de Assistência Social do município, Maria da Conceição Vasconcelos.
Foram cadastrados mais de 200 menores, vindos da grande Aracaju, do interior de Sergipe e de outros estados. “Encaminhamos mais de 25% das crianças e adolescentes cadastrados para programas da prefeitura e outras instituições, assim como também entramos em contato com algumas famílias, buscando reintegração familiar e escolar dos menores”, diz a coordenadora do projeto Meu Caminho, Maria Joaquina Pinto.

Atenção especial

Nos primeiros dias da campanha, a abordagem era o foco das atenções, pois a ação demandava um diagnóstico atualizado da realidade das crianças e adolescentes que vivem nas ruas de Aracaju. Com o recente cadastramento, vem sendo dada uma atenção especial para a avaliação e encaminhamento dos casos, de acordo com as necessidades específicas.
Neste segundo momento da ação, a SMASC está buscando parcerias com outras entidades do poder público e da iniciativa privada, com o objetivo de ampliar as oportunidades para o os meninos e meninas de rua.
Uma outra estratégia que vem sendo trabalhada é a de oferecer alternativas de capacitação e assistência nas comunidades mais carentes da capital. Nesse sentido, a secretaria vai entrar em contato com entidades e pessoas físicas que realizam atividades filantrópicas, principalmente no centro de Aracaju, para que as mesmas continuem desenvolvendo esse trabalho nos locais de origem das famílias carentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.