[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A equipe de produção artística do longa-metragem ´O senhor do Labirinto´, que será filmado em Aracaju, em 2008, e contará a vida e a arte de Arthur Bispo do Rosário, dá inicio nos próximos dias a uma importante etapa de produção do filme, com a realização de oficinas de arte, que terão o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

As oficinas, que possuem número de vagas limitadas, têm como objetivo primordial selecionar profissionais para compor a equipe de direção artística da película. Serão ofertados cursos profissionalizantes gratuitos de bordados, assemblages, projeto de arte e cenografia, sob a coordenação de Sério Silveira e com monitoria de Lana Patrícia e Sérgio Chaves.

O público-alvo das oficinas são carpinteiros, marceneiros, pintores de parede e de arte, costureiras, bordadeiras, artesãos, estudantes de arte e arquitetura, que estejam interessados em aprimorar seus conhecimentos técnicos e integrar a equipe de produção do filme.

O curso de aprimoramento artístico será realizado em duas etapas. A primeira tem início no próximo dia 10 e segue até 21 de dezembro. A segunda fase, está prevista para ser realizada de 7 a 12 de janeiro de 2008. As oficinas serão realizadas na unidade da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), do conjunto Jardim Esperança, localizado na rua Júpiter, próximo ao campo de futebol, bairro Inácio Barbosa, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

As inscrições podem ser realizadas a partir de amanhã, sexta-feira, no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), situado na rua Lagarto, 2161, bairro São José. Informações: (79) 3211-1505 / 3211-1490 (Flávia Burgos).

Capacitação dos Profissionais

A produtora executiva do filme, Elisa Tolomelli, esteve reunida com a presidente da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju), Lucimara Passos, na tarde de ontem, quinta-feira. Durante o encontro, elas conversaram sobre a proposta da ementa das oficinas de arte e da parceria com a Prefeitura de Aracaju.

A presidente da Funcaju ressaltou a importância da iniciativa para a classe artística local. "Grande parte da mão-de-obra empregada no filme será local. Os selecionados para participar das oficinas, receberão formação técnica em áreas como pintura, marcenaria, cenografia, oficina de ator e produção e, a partir disso, poderão ser contratados para compor a equipe do filme", explica.

Lucimara Passos informou que o critério de seleção para participar das oficinas é a aptidão artística do indivíduo. "São carpinteiros, bordadeiras, entre outros profissionais que nunca tiveram contato com o cinema. Além de aproveitar a mão de obra local gerando emprego e renda, estamos contribuindo para formar profissionais em uma área que dificilmente eles teriam acesso", disse.

"Por isso, a Prefeitura de Aracaju decidiu participar desse filme de forma efetiva, integrando secretarias como a Fundat, a Funcaju e o Caps. A meta é envolver a cidade neste processo de produção do filme de forma efetiva, apostando no legado que ele deixará para a capital sergipana", explicou.

A produtora do filme também frisou a importância da realização das oficinas. "A idéia é capacitar algumas pessoas para que possam trabalhar no filme e as outras estarem preparadas para produções futuras. Na verdade estamos desenvolvendo um projeto de capacitação, não só especificamente para o filme, mas para deixar uma equipe que possa ser absolvida por outras produções futuras", comentou.

Eilsa informou que o diretor artístico do filme, Sérgio Silveira, apresenta hoje às 19h30, na Casa Rua da Cultura, uma explanação sobre as oficinas de arte ofertadas pela equipe de produção de ´O Senhor do Labirinto´, em parceria com a Prefeitura de Aracaju.

Na ocasião, o diretor explicará a ementa das oficinas e o objetivo de sua realização. Os alunos selecionados discutirão temas como: a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário; o desenvolvimento de um projeto de arte para um longa metragem cinematográfico; e realização de cópias cenográficas para compor parte do acervo de assemblages e bordados de Bispo do Rosário.

Oficinas de Arte

– Vestes e Bordados
Professora: Lana Patrícia
Ementa: Realização de réplicas cenográficas de parte do acervo em tecido do Bispo do Rosário. Produção de Mantos, Estandartes, Faixas, Vitrines Bordadas, seus pontos de bordado e temas ilustrativos. O trabalho será desenvolvido com tingimento de tecidos e linhas, bordados, costura de mão, customização e ilustração.

– Adereços
Professor: Sérgio Chaves
Ementa: Realização de réplicas cenográficas de parte do acervo de objetos de montagem, em materiais variados, produzidas por Bispo do Rosário – Vitrines, Cabides, Enroláveis, Carretas, entre outros. O trabalho será desenvolvido com carpintaria, adereçaria, estofamento, pintura de arte e artesanatos em geral, utilizando os mais diferentes materiais como papelão, napas, couros, papéis, tecidos, madeiras, plásticos, objetos de uso cotidiano, metais e etc.

– Projeto de Cenografia para Cinema
Professor: Sérgio Silveira
Ementa: Realização do Projeto de Arte do Filme "O Senhor do Labirinto". Inclui um estudo do roteiro, decupagens cenográficas, Pesquisa de Época e de Narrativa, Levantamento de Locações, Desenho de Cenografia, Desenho de Paisagem Humana, Desenho de Efeito, Desenho de Produção e Maquetes. O trabalho será desenvolvido com fotografia, desenho técnico arquitetônico, desenho artístico e pesquisa iconográfica.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.