[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aracaju vai entrar para a história como um dos principais municípios brasileiros a reduzir drasticamente os índices de violência no trânsito. Desde o início da campanha “Cidadania no trânsito: respeito à faixa de pedestre”, lançada oficialmente em 09 de outubro pela Prefeitura de Aracaju, através da SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito –, é visível a diminuição da velocidade nas vias mais movimentadas da capital.
No dia 31, o superintendente da SMTT, Henrique Luduvice, anunciou a abertura de licitação para investir cerca de R$ 207 mil em sinalização, que beneficiará vários pontos da cidade. “Em pouco tempo, não haverá um local em Aracaju onde haja movimentação intensa de carros que não esteja sinalizado”, diz, ao afirmar que Aracaju vive uma revolução no sistema de trânsito e transportes.
Em diversos pontos da cidade é visível a sinalização tanto horizontal quanto vertical. Segundo Luduvice, antes a sinalização vertical era colocada apenas do lado direito do motorista. “Agora passamos a utilizar a sinalização dupla, ou seja, melhora a visibilidade do motorista que tinha o argumento de não enxergar as placas”, afirma. Além disso, mais de 120 pórticos, que são as sinalizações indicativas, foram colocados nas principais avenidas, principalmente nos lugares próximos às escolas.
A campanha de Cidadania no Trânsito está em fase de implantação e, até o dia 9 de novembro, a SMTT vem orientando motoristas e pedestres. Após essa data, segundo Luduvice, os motoristas que insistirem em desrespeitar as normas de trânsito colocando a vida dos pedestres em risco, poderão ser multados. “Não é nosso interesse multar, nem de interesse da prefeitura, mas sim o respeito à vida”, afirma Luduvice.
A campanha não se restringe somente ao motorista. O pedestre também deve cooperar para o sucesso do projeto. De acordo com Luduvice, é necessário que cada vez mais os pedestres se conscientizem da necessidade de atravessar as vias e ruas pela faixa. “Precisamos fazer o sinal de vida nas calçadas anunciando ao motorista o desejo de atravessar a via com segurança. Os nossos pedestres devem perder a timidez e fazer o sinal com o braço”, reforça.

Tancredo Neves

O superintendente anunciou ainda a incorporação da avenida Tancredo Neves, uma das principais vias de acesso para as pessoas que entram em Aracaju em direção à praia, ao tráfego urbano. Toda a avenida receberá mais de mil placas de sinalização semafórica, o que, segundo Henrique Luduvice, vai reduzir o limite de velocidade de 80 para 60 quilômetros por hora. Além da Tancredo Neves, toda a rótula do DIA, a entrada do terminal zona Oeste e em frente à Petrobras serão pontos beneficiados. “A Tancredo Neves vai se transformar definitivamente numa via urbana com a redução da velocidade”, reforça Luduvice.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.